Blog do Sarico

Um acidente no passado


Neste final de semana, dando uma olhada no meu arquivo de fotos antigas, encontrei esta perola aí. Ela mostra parte do centro de Tapera lá pelos anos 1970.

E ela mostra um acidente ocorrido na Avenida XV de Novembro, bem em frente ao então Cine Avenida, do Gentil Batistella. Um Fusca, um dos poucos modelos da época, e um motociclo, como chamavam as motos antigamente, se enroscaram em pleno centro da cidade. Não sei quem eram os donos dos veículos, se algum deles se machucou e de quem teria sido a culpa. A ideia aqui é mostrar parte da cidade de como era lá no seu começo, lembrando que nos tornamos município em 1955.

Do lado esquerdo, aparece o cinema, que foi dos Beux, do João Batistella e, por último do Gentil Batistella, até se mudar para a Rua Rui Barbosa, e o casarão ser demolido. Ali, hoje, tem um prédio de apartamentos e lojas, como a Andriolli e Farmácia Essência. Ainda, no velho casarão aparece a barbearia do Lothari Junges, na segunda porta. Ao lado, está a Loja Rotta, onde hoje está a Colombo e a Esportiva. Do outro lado da Rua Guido Mombelli, aparece o casarão do Supermercado do Bruno. Na parte de cima, como já escrevi em outra publicação, foi sede de muita coisa. Do lado, aparece o Bar Ciprandi, onde hoje está a Padaria Dona Elza, depois a casa do Lucca (dentista licenciado) e o Posto Esso, dos Simon. E por fim, do outro lado da Rua Coronel Gervásio, o Tapera City Hotel, com todas as suas empresas na parte debaixo.

Já do lado direito, estão o bar do Setti e a Livraria Rizzi. Hoje, estão ali o Sérgio Cabeleireiro e a Casa das Massas e a Napolitá e a Carla Angelli. E do outro lado da Rua Guido Mombelli, aparece o Curtume Mombelli, que marcou época em Tapera por mais de 70 anos.

A propósito. De quem seriam o Fusca e o motociclo da foto? E será que o condutor do ciclomotor se feriu?



Comentários

Comente


*