Blog do Sarico

Homenagem taperense ao sommo poeta


As pessoas passam pela praça central de Tapera e veem o monumento dedicado à Dante Alighieri. Lembro que, quando a praça ainda se chamava Olavo Bilac, a maioria dos taperenses achava que aquele era o seu busto. Não é. Eu mesmo só fui descobrir isso anos mais tarde.

E, ao contrário do que se pensava aqui, o monumento não foi um presente do Consulado da Itália ao município, mas de taperenses descendentes de italianos, em comemoração ao Cinquentenário da imigração italiana ao Rio Grande do Sul, em 1925.

A placa que está no pé do busto, escrita em italiano, traduzido diz: “Comemoração do Cinquentenário da imigração italiana ao Rio Grande do Sul. Os italianos de Tapera relembrando a pátria distante prestam esta homenagem ao seu máximo poeta criado. Honroso altíssimo poeta”.

Dante Alighieri (1265-1321) foi escritor, poeta e político florentino, nascido na atual Itália. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como “il sommo poeta” (O supremo poeta). Entre as suas maiores obras destaca-se “A Divina Comédia”, escrita em 1304.



Comentários

Comente


*