Blog do Sarico

Acerto de jogos de antigamente


Eu parei com a bola. Na verdade, foi ela que parou comigo. Lamentável, mas a idade chegou e com ela chegaram alguns problemas que impossibilitam continuar a praticar uma das minhas paixões.

Nesta semana, vi uma pessoa acertar um jogo de futebol (veterano) em questão de segundos, pelo Whatsapp. Seu time havia acertado uma partida e a equipe adversária teve de cancelar o jogo. E, para não perder a data, o camarada pegou o celular e começou a contatar outras equipes. E em menos de 10 minutos conseguiu um jogo para aquela data. Fácil, fácil.

Hoje, os times estão todos em um grupo de WhatsApp e se comunicam quase que diariamente. Acertar e cancelar jogos virou barbada.

Mas, não foi sempre assim. Quando eu comecei no rádio, lá nos anos 1980, não havia celular e poucos tinham telefone à disposição, assim, os convites eram feitos através do rádio, na hora do esporte. E todo mundo ligado ficava com o ouvido colado nele para saber quem queria jogar ou confirmava o jogo. O time mandava um convite para qualquer equipe jogar em tal data e dava como cota uma caixa de cerveja. A equipe que não tinha jogo marcado ligava para a rádio do telefone da sua casa, do seu trabalho ou de um terceiro, ou ainda ia até a emissora, para confirmar o jogo. E o pessoal ia de carro, de lotação e até de caminhão ao local da partida. Os caras jogavam e ficavam em bom número para o almoço aguardando a caixa de cerveja. Conheço muitas dessas histórias.

Depois as coisas foram melhorando, ficando mais fáceis. O telefone invadiu as casas, depois veio a internet com os seus e-mails e por fim o celular e com ele o WhatsApp.

Hoje, para se marcar um jogo ou qualquer outra coisa é quase que instantâneo. Antigamente, se esperava até dois dias para se receber uma confirmação.

Mas, aqueles tempos eram mágicos, talvez pela dificuldade de se fazer as coisas e do envolvimento de todo o grupo.



Comente


*