Blog do Sarico

A China e a Covid


Os chineses, aos poucos, estão abrindo os olhos para a realidade que os cerca. Isso porque eles estão indo para a rua protestar – algo inimaginável, até algum tempo atrás naquele país – contra a política da “Covid Zero”, que é totalmente inexitosa, apesar de o governo insistir nessa modalidade de controle da doença.

O objetivo da política da Covid Zero é tomar medidas restritivas (normalmente, fazer lockdown), de modo a zerar os casos de Covid, evitando surtos descontrolados, que poderiam colocar muitas pessoas vulneráveis em risco, principalmente, os idosos. Entretanto, isso não faz o menor sentido, sobretudo, diante da existência das vacinas.

O problema é que a China não está lidando bem com a conjuntura da vacinação, visto que apenas cerca de metade dos chineses com 80 anos ou mais receberam suas primeiras vacinas. E é com isso que o povo está insatisfeito, pois quer estar protegido e, também, quer poder retomar a normalidade de suas vidas, sem ser interrompido por lockdowns.

O fato é que as estatísticas demonstram que os imunizantes são eficazes e vêm salvando vidas, em todos os países que aderiram à vacinação em massa. Vamos ver se a China vai dar ouvidos ao seu povo e mudar a estratégia de combate ao vírus que, em dezembro, estará completando três anos de existência em nosso meio e que devastou o mundo.



Comentários

Comente


*