Blog do Sarico

O Moinho Taperense


Ali onde está hoje o Supermercado Santa Clara, aqui em Tapera, entre os anos de 1950 e 1960, funcionou um moinho de propriedade de João Batista Crestani, que por quatro décadas produziu farinha de trigo para toda a região do Alto Jacuí, no norte do Rio Grande do Sul.

Nos anos de 1930, a agricultura começou a receber incentivos do governo federal e a produção de grãos cresceu em toda a região. Com isso, moinhos coloniais, movidos a água, foram surgindo por todos os lados, desempenhando papel fundamental na economia da região e do Estado.

Em 1953, um ano antes de Tapera se emancipar de Carazinho, do qual era seu 4ª distrito, foi inaugurado o Moinho Taperense.

A inauguração, realizada com uma grandiosa festa, contou com a presença do governador Ernesto Dorneles e do secretário de Obras do Estado, Leonel Brizola, que mais tarde viria a ser governador e cuja história todos conhecem, além de políticos de toda a região.

O Moinho Taperense, além de processar trigo e milho, produzia farinha de trigo em máquinas importadas da Itália. Mais tarde, com a instalação de um descascador de arroz, a empresa deu um salto de tecnologia para a época.

Nos anos de 1960, com o surgimento das cooperativas de produção agrícola e com a sua grande capacidade produtiva, os moinhos coloniais acabaram sendo absorvidos por elas ou falindo, devido à concorrência.

Repare no detalhe da sacaria o número do telefone da empresa, de apenas um dígito.

Desse moinho eu lembro muito bem, pois brinquei muito nas sobras (cascas) que ficavam atrás dele quando íamos busca-las para colocar nas áreas dos vários campinhos de futebol que tivemos aqui em Tapera naquela época. Aliás, jogar bola, juntamente com caçar (de bodoque e “aripuca”), pescar, tomar banho de rio (e depois apanhar da mãe se aparecesse em casa com os cabelos e o calção molhados) e andar de bicicleta eram a diversão dos meninos da minha geração.

As fotos são do Adriano Salvadori e as informações do jornalista Luiz Antônio Corazza.

 



Comentários

Comente


*