Blog do Sarico

Todos os escritores taperenses


Quem entrou no auditório do Centro de Eventos de Tapera, por ocasião da 31ª Feira do Livro, viu na entrada dele, à direita, duas estandes com obras literárias de autores taperenses.

Eu dei uma conferida nas obras e cheguei a 40 nomes e mais de 60 títulos. Para uma cidade de pouco mais de 10,5 mil habitantes é um número expressivo de autores e obras.

E falando em escritores, eles foram homenageados pelo município na Feira do Livro em solenidade realizada no dia 13, no CET. Boa parte dos 44 escritores esteve lá.

Dos 43 escritores taperenses, 8 deles são falecidos: ANILDO SARTURI, ATANÁSIO ORTH, DÉA MOMBELLI BICOCCHI, HELAINE MARIA KROELING, JOSÉ SODER, LYDIA MOMBELLI DA FONSECA, MARIA DE LOURDES MOMBELLI e MONSENHOR VITOR BATISTELLA.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer realizou um levantamento dos autores locais e suas obras para a Feira do Livro:
ALCIDES JOSÉ ARNHOLD – 11 livros
LUÍS CARLOS SALAMI – 9 (na verdade, este autor publicou 21 livros)
ANGELINO MARTINS DIAS e REIMUNDO VICENTE WERLANG – 5
JAIME MOMBELLI – 4
ADELINO PAULO GATTO – 3
CÍNTIA CENTENA MOMBELLI, DESIRÊ BAUERMANN, ÉVERTON LUIS PEREIRA e MARIA HELENA WESCHENFELDER – 2
BETTINA FERREIRA, CARLOS ANTONIO CIPRANDI, DAIANE ZULIAN DORST, FERNANDO BAGGIO, GIOVANE THEISEN, JORGE GREGÓRIO PAULUS, LILIANA MARIA PIEREZAN MORAIS DA SILVA, LORITA WESCHENFELDER, LUÍS FELIPE AFONSO, MARGARET SIMONE ZULIAN, MARIA MARGARIDA BAGGIO DI SOPRA, MARIANA BAUERMANN, MATEUS ANDRÉ SATTLER, NATÁLIA INEZ IÓRA, NEI AFONSO CHASSOT, SARA JOANA ANGHINONI, SIRLEI DE LOURDES LAUXEN e VINÍCIUS LINNÉ – 1 livro.

ANA JULIA PEREIRA MARIANI, FABIELI DE SOUZA TREVISAN e FERNANDA CAMPEOL, mais INÊS OMILDE BAUERMANN e LEONICE PETRY e ainda IVANI MARIA GOBBI, ARLETE HENRICH e LEONORMA MILANESE juntas publicaram 1 livro.

Com tantos escritores espalhados por aí bem que Tapera poderia ter a sua Academia de Letras, que abrangeria ainda pessoas que escrevem, comunicam e se envolve com todo tipo de cultura. Daria um grupo considerável aqui.



Comentários

Comente


*