Blog do Sarico

A primeira casa comercial de Tapera


O casarão aí da foto, localizado na esquina das hoje Avenida XV de novembro com Rua Duque de Caxias, na Tapera dos anos 1940/1950, onde hoje estão a Kipresentes, a Relojoaria Palladio, entre outros, foi a primeira casa comercial do então 4º distrito de Carazinho.

Em 1916, Johann Bervian chegou a Tapera com a família. Anos mais tarde, o filho dele, João Bervian Filho, começou a trabalhar como funileiro. As pessoas que procuravam os seus serviços ficavam esperando na residência dele até o pedido ficar pronto. Como precisavam comer, durante a espera, a esposa do João, Maria Delfina, ao ter de providenciar comida em maior quantidade, resolveu organizar uma adega para armazená-la. Como muitos colonos pagavam os serviços da funilaria com galinhas, porcos, entre outros, iniciou-se um sistema de troca-troca, e Maria Delfina, que tinha experiência de comércio, passou a vender produtos agropecuários e, mais tarde, instalou oficialmente uma casa comercial: a Casa Comercial João Bervian Filho.

A primeira casa construída era de madeira e a segunda de alvenaria. Anos mais tarde ela foi demolida para dar lugar a este prédio que está aí encrustado no centro de Tapera, ao lado do Café Diana.

Eu não conheci a casa de alvenaria.

Esta história me foi contada pelo Nadir Crestani.

 



Comentários

Comente


*