Blog do Sarico

A esquina da praça


Esta foto mostra a Tapera dos anos 1940/1950, então 4º distrito de Carazinho.

Nela, é possível ver a esquina das hoje Avenida XV de Novembro com a Rua Duque de Caxias, na esquina da Praça Central. Percebe-se que não há calçamento e que a praça está em fase de construção.

Do outro lado tem a Casa Bervian, de João Bervian Filho, e o prédio ao lado é a Casa Nova, a loja comercial de Vitor Crestani, meu avô. A casa entre os dois prédios é o depósito da Casa Nova. E a direita ainda está a residência dos Crestani, onde moraram o meu pai e seus quatro irmãos. Anos mais tarde a loja virou a Prefeitura do novo município, emancipado em 1954, e na casa dos Crestani foi instalada a Câmara de Vereadores. E nos fundos, funcionava a Secretaria Municipal de Obras. O prédio e a casa foram construídos por Humbertus Lambert, por volta de 1940.

A Casa Bervian foi a primeira casa comercial de Tapera.

No começo dos anos 1980, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores se transferiram para o atual endereço, na Avenida Tancredo Neves, nos altos do Bairro Progresso.

E há pouco tempo os dois prédios foram demolidos para dar lugar ao Centro de Eventos. A casa de madeira foi levada para a Praça Atanásio Orth, onde funcionou o Museu Municipal, próximo à Escola Dionísio, e que alguns anos depois foi destruída pelo fogo.

Onde está a casa comercial dos Bervian hoje tem um prédio que foi construído pela família e que abriga atualmente a Ki-presentes, a Palladio, entre outras empresas, e apartamentos.



Comente


*