Blog do Sarico

Vitrais que contam história


A Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia de Tapera, em estilo neoclássico, é muito bonita sendo um dos cartões postais do município e ela chama atenção de quem vem de fora. Já vi muitas pessoas tirando fotos em frente a ela. Pois, além da sua exuberância, outra coisa que chama muito atenção são os seus vitrais, que são belíssimos. Seguidamente, durante as missas, eu me perco olhando para eles, para os seus ricos detalhes, verdadeiras obras de arte.

Mas, os 35 existentes em todo o prédio em quatro tamanhos, contam um pouco da história de Tapera no tocante ao patrocínio dos mesmos. Algumas famílias ainda têm remanescentes no município, mas a maioria não tem mais raízes aqui, e algumas entidades não mais existem. E é justamente nestas que a nossa história aparece.

E entre os 35 vitrais da Igreja Matriz de Tapera aparecem: Antiga Escola Alemã, Cantores São José Teutônia, Grupo de Mães, Oratório São Luiz, Ordem Terceira e Sociedade Santo Antônio. Neles, aparecem apenas o seu nome e nada mais.

Pois, fui atrás para saber mais sobre estas entidades. Pedi para um pessoal mais antigo de Tapera e eles disseram não saber. A coisa é ainda mais antiga do que eles. Imagina…

A Selma Koehler me contou que pertenceu à Sociedade Santo Antônio. E o Lothari Junges me disse que lembra apenas da Antiga Escola Alemã, a primeira escola de Tapera, que era do professor Jorge Heck. Ela ficava ao lado da Igreja Matriz. Depois foi do professor Joaquim Fernandes do Pilar, que a transferiu para sua casa, que ficava e frente à Igreja Luterana, no hoje Edifício Professor Joaquim Fernandes do Pilar, na esquina das ruas Rui Barbosa e Guido Mombelli.

Agora fiquei sabendo que existe um projeto em andamento da Comunidade Católica para iluminar a Igreja Matriz à noite e assim realçar ainda mais os seus belos vitrais. A igreja vai ficar ainda mais bonita.

Também soube que ventilaram a possibilidade da confecção de um calendário com as imagens destes vitrais.

Quem ainda não conhece os vitrais da Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia de Tapera está convidado a conhecê-los.



Comentários

Comente


*