Blog do Sarico

Prioridade no trânsito


Na manhã desta quinta-feira (21), passando pelo Hospital Roque Gonzalez aqui de Tapera, vi uma das ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde, com o flash ligado, manobrando para entrar no hospital levando alguém com algum problema de saúde. Pois, o motorista teve de parar para que três carros, que subiam a Rui Barbosa, passassem. E essa não é a primeira vez que vejo isso.

Nesta semana, ainda, uma das ambulâncias subia a Avenida XV de Novembro com o flash ligado e, na sua frente, seguia um Gol. A motorista não viu o veículo de emergência atrás dela, a ponto de o condutor da ambulância ter de acionar a sirene para que a mulher liberasse a passagem.
E essas mesmas situações são vistas, com frequência, nas estradas.

Então é o seguinte: ambulância e caminhão dos Bombeiros têm preferência em qualquer lugar. Se você está na frente de um deles, mesmo que não estejam com o flash ou a sirene ligados, dê a preferência a eles, pois estão transportando pessoas que necessitam de algum tipo de atendimento médico.

Segundo a legislação, quando uma ambulância está com a sirene ligada é porque transporta alguém em risco iminente de morrer e precisa de cuidados médicos urgentes. Já o flash indica que o veículo transporta alguém estável momentaneamente, mas que pode vir a piorar seu quadro durante a viagem.

E, quanto ao caminhão dos bombeiros, nem se fala.

Então já sabe. Viu um destes veículos no seu retrovisor, abra para eles.

Um trânsito mais humanitário é preciso. Saibamos disso.



Comentários

Comente


*