Blog do Sarico

Praça da Avenida José Baggio


No final da manhã do último sábado (09), estive na entrega da praça da Avenida José Baggio, que foi revitalizada pela Prefeitura de Tapera.

O lugar foi transformado e ficou muito bonito e agradável, com o antigo canteiro central virando um local de convivência aos moradores daquela região da cidade e também da comunidade em geral, com a reformulação do passeio, instalação de modernas luminárias em LED, bancos e jardinagem. E em breve, lá será instalada uma academia da saúde.

Agora, os moradores das imediações têm um novo lugar para socializar, tomar mate, brincar com seus filhos, descontrair, entre outras coisas. No verão, aquele lugar deverá estar repleto de pessoas aproveitando a sombra das árvores.

Mas, vendo o pessoal se revezando nas falas, lembrei de como era o lugar antigamente, pois ele é bem próximo de onde nasci e me criei. Há muitos anos, ali na ponta do hoje Bairro 8 de Maio, havia o “valetão”, por onde passa o Arroio Ficagna, que deságua no Arroio Matadouro e ia em direção ao Arroio Cinco Irmãos, atravessando toda a cidade, até chegar no Rio Colorado.

Pois, nestes dois arroios cansamos de tomar banho. Imagine: tomar banho naqueles locais que recebiam todo o esgoto das imediações. Bem coisa de criança. E eu não entendia por que apanhava da minha mãe por isso.

Lembrei que, na esquina que fica em frente à praça, entre as casas do Elói Vogel e do Aldair Batista, havia um campinho de futebol de terra e ali joguei muita bola com o pessoal, nos finais de tarde e de semana. Era o que os meninos da minha geração faziam, há mais de meio século, aqui em Tapera.

E, ali, fiz muitas amizades que perduram até hoje. E, ainda hoje, brincamos que eu também fazia parte da “Bicheira”, a região onde está a praça, e eu alego sempre que era do Centro, pois a divisa era justamente o Arroio Matadouro. A gente ri muito quando lembra disso.

Que tempos aqueles!

Mas, agora, a comunidade adjacente deverá cuidar da sua praça, deixando-a sempre limpa, cuidando dela e, se possível, plantando flores para deixá-la ainda mais alegre.



Comentários

Comente


*