Blog do Sarico

40 anos de radiodifusão em Tapera


No próximo dia 31 de dezembro, último dia do ano, o rádio taperense estará em festa isso por que a Rádio Cultura, que já foi Gazeta, estará completando 40 anos. E eu, com muita honra e alegria, faço parte desta bonita história tendo atuado na Gazeta por quase 20 anos.

Junto com o Leo Utteich (gerente e locutor) e o Paulo Heck e a Marisa Oliveira (locutores) fiz parte da primeira equipe da Gazeta, que entrou no ar em 31 de dezembro de 1982, no prédio onde funcionou por vários anos o escritório da Osvaldo Henrich & Filhos Ltda, na ERS 223, onde hoje está a Cotribá.

Lembro que subia diariamente a pé até o estúdio, mas antes ia até a invernada atrás do complexo para ligar o transmissor Bandeirante, a válvulas, do tamanho de um armário de três portas, isso com chuva e até com geada. Hoje, os transmissores cabem numa caixa de sapato e as válvulas deram lugar a transistores.

A primeira unidade móvel da Gazeta foi um Fiat 147, de cor bege.

Minha primeira entrevista foi feita na inauguração da usina de cana de açúcar da Gandespe, no Salto do Jacuí. Naquele dia, o Leo me pediu para pegar um gravador e fazer algumas entrevistas para serem utilizadas durante a semana nos programas de jornalismo. Imagine, um novato com menos de um ano de rádio, fazendo entrevistas. Pois, fui lá e mandei ver.

No dia 02 de junho de 1983, a emissora se transferiu para a Rua Tiradentes, na esquina com a Avenida XV de Novembro, onde hoje está a Laurindo Motos. Em 04 de junho de 1983, ela entrou no ar em caráter definitivo. Em 15 de março de 1997, passou para o controle do Sistema EPU de Comunicações, tornou-se Cultura e transferiu-se para a Avenida XV de Novembro (fundos). E no dia 16 de outubro de 2009, foi para seu atual endereço na esquina das ruas Presidente Vargas e Rui Barbosa.

Eu comecei no rádio como operador de áudio, depois passei para as reportagens (jornalísticas e esportivas) e em seguida fui para a locução, tendo comandado o principal programa de notícias da emissora por quase 8 anos e também a mesma.

O começo da rádio em Tapera foi difícil. Conseguir os primeiros patrocinadores não foi tarefa fácil pois o pessoal desconfiava da emissora e da qualidade da equipe que iniciava a comunicação no município, mas com a chegada de bons nomes ao microfone a “Gazetinha, a caçula do Alto Jacuí”, como dizia o Leo na época, começou a crescer e a ganhar patrocinadores, ouvintes e credibilidade. O fator político foi outro ponto que prejudicou a emissora no começo por anos, isso por que seus proprietários eram ligados a um partido político no município.

Teve uma época em que a Gazeta chegou a ter 25 funcionários, sendo que 11 deles eram locutores. Eu aprendi muito com quem passou pela emissora e muita gente foi formada aqui e saiu por este Brasil a fora para comunicar.

Hoje, o rádio compete com a internet e aos poucos vai migrando para a rede mundial de computadores que é um caminho sem volta. Mas, o rádio continuará sempre sendo o rádio e prestando o seu serviço de sempre.

Soube que a direção da Rádio Cultura pretende promover uma série de eventos para comemorar estes 40 anos, o que é muito justo.

De parabéns Tapera pelos 40 anos da radiodifusão em seu meio e também a quem conseguiu o canal para o município e a quem passou pela emissora ajudando a manter o sonho do rádio aqui.



Comentários

Comente


*