Blog do Sarico

O centro de Tapera no começo dos anos 1950


Esta foto, tirada em 1953, é da inauguração do Moinho Taperense, que funcionou por mais de quatro décadas onde hoje está o Supermercado Santa Clara de Tapera.

A imagem foi clicada um ano antes de Tapera se tornar município, em 1954. Ninguém soube informar quem a bateu, mas acredita-se tratar-se de um jovem fotógrafo chamado Adão Rotta Pezenti, um gênio na arte de fotografar.

À direita, temos a residência dos Brenner, onde funcionou por décadas a alfaiataria da família; ao lado dela a dos Garraffa; e na esquina, a da Velmira Henrich, que por muitos anos cuidou dos cabelos de mulheres e homens taperenses. Do outro lado da rua aparece o Salão Junges, que anos mais tarde se transformaria no Clube Aliança, e mais abaixo aparece a residência dos Baggio.

À esquerda da foto, aparece o Moinho Taperense, do outro lado da rua o prédio dos Bonato, mais adiante está a hoje Presentes & Cia, e do outro lado da rua o prédio dos Maldaner, onde na parte inferior funcionou uma grande empresa de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção.

Repare como era a Avenida XV de Novembro naquela época, sem calçamento e sem canteiros, literalmente “pelada”. Olhando assim, lembra aqueles filmes de faroeste ou de gangsteres que víamos no cinema (do Gentil) e também na televisão.

Se você tem uma foto antiga de Tapera me manda para publicar.

A propósito. Esta veio do arquivo do Adriano Salvadori, o “Adi”. E as informações foram conferidas junto ao Seu Lothari Junges, que sabe um monte de histórias de Tapera e testemunhou boa parte delas.



Comentários

Comente


*