Blog do Sarico

Testes Covid


Desde o início desse ano, com o aumento do número de casos de Covid-19 no Brasil e com o surgimento da nova variante do vírus da gripe (H3N2), por conta das confraternizações de final de ano e do período de veraneio, aumentou demasiadamente a procura por testes que detectam essas doenças.

Sintomáticas ou não, normalmente, as pessoas, quando retornam de suas viagens, estão buscando realizar a testagem, para evitar transmitir o vírus adiante, caso estejam infectadas.

Ocorre que, no atual período, com o aumento da demanda, o setor responsável pelo fornecimento dos testes está enfrentando uma crise de escassez de materiais – fazendo com que os serviços de testagem públicos e privados estejam racionando a utilização desses testes, condicionando-os, normalmente, às pessoas que apresentam mais de um sintoma da doença.

Diante disso, questiono: quantas pessoas que não apresentam sintomas –ou que apresentam apenas um sintoma leve característico da Covid-19 ou da gripe – e que não realizam a testagem acabam disseminando o vírus?

Lembrando que a testagem em massa é importantíssima, tendo a finalidade de mapear a doença (principalmente, para analisar o potencial surgimento de novas variantes) e analisar as estatísticas, visando à instituição de políticas públicas e medidas sanitárias que possam contribuir para a diminuição do número de casos positivados.

Essa escassez de testes é uma situação bem complicada, mas, graças à efetividade da vacinação, os casos estão sendo leves e, consequentemente, o índice de mortalidade está baixo – o que não dispensa, entretanto, a continuidade dos cuidados de praxe, principalmente, pelo risco do surgimento de novas variantes que possam prejudicar o progresso conquistado, em termos de imunização, até agora.

E, para finalizar: não deixe de tomar a sua dose de reforço, porque a vacinação é um pacto coletivo de saúde pública e que todos devem cumprir, para que possamos nos livrar dessa pandemia, que nos assola há quase dois anos.



Comentários

Comente


*