Blog do Sarico

A pandemia e o Carnaval


De acordo com o noticiário internacional, a Europa é o novo epicentro da pandemia da Covid-19, pois está enfrentando uma quarta onda da doença. Isso está ocorrendo em função do baixo índice de adesão à vacina, da desinformação vacinal, do negacionismo científico e da forte atuação do movimento antivacina na população europeia.

Além disso, a queda nas temperaturas, com a aproximação do inverno, e a flexibilização precoce das medidas sanitárias preventivas à Covid-19 (como é o caso do fim da restrição ao uso de máscaras) também estão contribuindo para o agravamento desse cenário – no qual a média diária de casos e as hospitalizações vêm aumentando a cada dia, acarretando a possibilidade do surgimento de novas variantes do vírus.

E tudo isso poderá vir a “respingar” no Brasil, tendo em vista a realização do Carnaval, que está confirmado em 2022, nas cidades onde o evento é tradição – principalmente, nos grandes e tradicionais centros (Rio de Janeiro, Salvador, Olinda e Recife). Obviamente, inúmeros turistas estrangeiros chegarão ao País, havendo o risco de trazerem, “na mala”, as novas variantes – o que poderá comprometer o progresso que já tivemos em relação à vacinação.

Penso que ainda não seria o momento de ser realizado o Carnaval, nas cidades anteriormente mencionadas – já que se trata de um evento de grande porte, mundialmente famoso e que atrai pessoas do mundo todo.

Mas, já que assim vai ser, entendo que, ao menos, deveria ser exigido o passaporte vacinal e o cumprimento de quarentena para quem ingressar em território brasileiro, nesse período mais crítico que será o Carnaval.

E que fique claro que, se uma nova onda da Covid-19 se instaurar no País, após o Carnaval, a culpa será de quem liberou esse evento nos grandes centros brasileiros – e não da vacina, pois já está comprovado que a nossa situação está melhorando, à medida que a imunização coletiva vai avançando. O que não pode acontecer é o surgimento de novas variantes, justamente, pelo descontrole no número de casos – o que é algo que a vacinação está controlando muito bem.

Enfim, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Eu quero ver, mas não quero pagar para ver… Só espero que o raio da Covid-19 não caia, mais uma vez, em solo brasileiro, porque estamos precisando de uma trégua. Já sofremos demais (todos) com tudo isso.



Comentários

Comente


*