Blog do Sarico

Ainda o apito do Curtume


Sobre o texto que escrevi nesta semana do apito do Curtume de Tapera, recebi algumas ligações falando a respeito dele, dando um depoimento ou ainda contando uma história envolvendo ele e a sua família. E uma dessas ligações foi do engenheiro agrônomo taperense Nelson Avozani, nascido e criado na Vila Raspa, localidade encostada aqui na cidade, na estrada para Espumoso, e que hoje reside em Florianópolis (SC).

Pois, o Nelson me lembrou que o apito fazia parte até da meteorologia de Tapera na sua infância e adolescência, pois quando sua família o ouvia lá na Vila Raspa, em três dias chovia. E não falhava uma, segundo ele.

E o Nelson escreveu uma bela crônica sobre o apito, em 1989, e publicada no jornal da Integração. Seria bom que ele republicasse o texto agora na internet para que os taperenses pudessem lê-lo, pois é maravilhoso.

E sobre o apito ainda, sem nenhuma dúvida, ele pautou a vida dos taperenses por décadas, de quem trabalhou ou não no Curtume Mombelli, e também de quem residia no centro e nos bairros.



Comentários

Comente


*