Blog do Sarico

Corte Internacional Anticorrupção


O ex-juiz Sérgio Moro, estrela da Operação Lava Jato, disse ser favorável à criação de uma Corte Internacional Anticorrupção. Para ele, esse órgão teria escala global e jurisdição subsidiária para investigar, processar e julgar crimes de grande corrupção que não encontrassem respostas nas cortes nacionais.

Os mesmos motivos que levaram à criação do Tribunal Penal Internacional, em Haia (Holanda), estariam aqui presentes: a dificuldade ou mesmo a incapacidade dos órgãos de controle nacionais (polícia, MP e Judiciário) de investigarem e punirem crimes de grande corrupção – já que estes são praticados por pessoas poderosas e que, não raramente, capturam as estruturas do Estado, inclusive os órgãos de controle, inviabilizando a sua ação.

Eu acho a ideia boa, pois um pessoal de fora, sem atacar a soberania nacional, faria uma revisão nas investigações e nas provas já feitas e apontaria uma decisão. Com isso, não haveria questionamentos, nem suborno que possa alterar uma investigação ou mesmo uma prova.

Mas, é importante que se diga que isso valeria apenas para crimes de corrupção contra o Estado.

No Brasil, assim como em outras nações duvidosas, os poderosos podem tudo, sem medo nenhum. De ninguém. Mas, de ninguém, mesmo.

E há prova maior disso do que este reverso que a Lava Jato sofreu?



Comente


*