Blog do Sarico

Estamos sendo vigiados


Às vezes, você não tem a impressão de estar sendo vigiado ao navegar pela internet? Pois, você está, sim. Estamos todos nas mãos, não só de bandidos, mas principalmente de empresas que possuem todos os nossos dados em seu cadastro. TODOS, sem exceção.

É normal você entrar em um determinado site para fazer uma pesquisa e logo em seguida a empresa e outras do setor começarem a lhe enviar propaganda dos seus produtos e serviços. E tudo isso sem que você tenha solicitado.

E a coisa está ficando cada vez mais agressiva. Nesta semana, conversando ao telefone, citei uma palavra mais de uma vez e, para minha surpresa, logo após encerrar a ligação uma empresa me enviou propaganda do mesmo. Não foi pesquisa, mas um mero comentário sobre um produto. Imagina…

Nós estamos, de fato, nas mãos das empresas que sabem do que gostamos e estão se especializado em entrar em nossas mentes para vender. Elas manipulam emoções e assim atingem seu objetivo.

Aliás, isso é legal? É legal as empresas ter nossos dados, inclusive o número do cartão de crédito e o código aquele de três dígitos? E é legal derramarem propaganda sobre nós sem que as peçamos?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que está vindo aí irá proteger o cidadão. Pelo menos é o que se espera, por que as pessoas não têm consciência disso. CPF, RG e outros são investigados e após vendidos às empresas.

Nós, quando na internet, somos reféns das empresas que sabem tudo sobre nós. E mais. Tudo que colocamos na rede deve parar em algum lugar. Quem será que tem tudo isso armazenado? E são informações valiosíssimas, diga-se de passagem. Imagine o poder desses caras.

Uma outra coisa. Tem gente que tem medo de que insiram um chip em seu corpo para monitorá-lo, mas isso não é necessário, pois o Google e as câmeras de monitoramento nas cidades já fazem isso, ambos com grande poder de alcance.

A internet veio para favorecer a nossa vida, é verdade, mas a que preço?



Comentários

Comente


*