Blog do Sarico

O semeador de discórdia


Com quase 40 anos de estrada no jornalismo, já me acostumei a ser taxado de tudo por quem discorda de mim. É normal na minha área, e a gente se acostuma. Da última vez, fui chamado de “semeador de discórdia”.

Olha, sou um profissional que informa. E informação, sem ser mentirosa ou danosa, é informação correta e verdadeira. Isso é jornalismo, na maior definição da palavra.

Como não integro nenhum grupo e nenhuma folha de pagamento, não tenho obrigação com ninguém. E, por isso, tenho isenção e moral para escrever sobre o que quiser.

Conheço gente muito capacitada que escreve bem e domina vários assuntos, mas que escreve para si e não consegue publicar seu texto por medo de ser mal interpretado(a) e de receber críticas. Tem gente que, quando criticada, desaba. Conheço muitos assim.

Na faculdade, uma professora, com uma bagagem cultural de causar inveja, me disse, certa vez, que escrever é um dom; e saber escrever é uma arte que poucos dominam. E isso faz a diferença, pois a maioria das pessoas não consegue escrever e a outra não entende o que está escrito – e, por isso, haverá mais críticas do que elogios. Não é pelo tema, mas pelo não poder se manifestar. É aquela velha de “ah, como eu gostaria de ter escrito ou dito isso”.

Concluindo: enquanto não mentir e não ofender, estou fazendo jornalismo de verdade e sem fazer uso dos meus espaços midiáticos para benefício próprio.



Comentários

Comente


*