Blog do Sarico

Vacinação


Essa questão da vacina no Brasil está dando o que falar e já virou polêmica entre defensores e críticos do governo, o pessoal da saúde e da economia e, claro, o povo.

Não vou me estender aqui para não aumentar a polêmica nem fomentar discussões que não levam a nada. Mas, acho que estão demorando para comprar a vacina e para iniciar a vacinação na população. Tem países que estão vacinando há um bom tempo e tranquilizando sua gente, afinal está todo mundo com medo. Pelo menos, aqueles que têm noção de que estamos em uma pandemia e que esta doença está matando.

Já ouvi gente dizendo que prefere esperar para ser vacinado por não saber se a vacina tal é eficiente. Ora, se um laboratório coloca um produto no mercado é por que ele o é. Não sou cientista, mas acredito que algo passando de 75% funciona.

Sem falar na questão do baixo índice de reações adversas relatadas, até o momento, nos países que estão vacinando.

Apesar de as vacinas terem sido aprovadas em tempo recorde, isso se dá pelo fato de o mundo inteiro ter pressa na aquisição do imunizante, já que a doença tem grande potencial de letalidade. E laboratórios do mundo todo se desdobraram, em suas pesquisas, para obter uma vacina segura e eficaz.

Essas vacinas que estão aí, que já estão sendo utilizadas, não vão criar rabo em ninguém, nem o transformar em jacaré. Tenha certeza disso.

Não tem explicação essa demora em vacinar nosso povo, que tem pressa.

Aliás, também não sou economista, mas acredito que a economia no País somente começará a melhorar depois que toda nossa gente for vacinada.

Parece que estamos vivendo no século passado, quando houve a histórica “Revolta da Vacina”, em 1904, no Rio de Janeiro, por conta da insatisfação popular em relação à vacinação obrigatória contra a varíola – pois o local estava vivenciando uma epidemia da doença.

É sempre bom lembrar que a vacinação consiste em um pacto coletivo, pelo qual uns protegem os outros. Mais do que tudo, neste momento, precisamos ter bom senso, para que possamos zelar pela vida do povo e retornar à vida normal o mais rápido possível.



Comente


*