Blog do Sarico

As 21 profissões do futuro


Com o advento da internet, a tecnologia deverá ditar as alterações também no mercado de trabalho. Um estudo realizado pela multinacional Cognizant definiu o futuro do mercado, com uma lista de 21 profissões, que nos próximos anos devem movimentar as agências de recursos humanos.

Saiba quais são essas profissões:

1. INVESTIGADOR DE DADOS: Assíduo analista de dados, profissional precisará interpretá-los da melhor maneira possível. Além disso, deve ser curioso, analítico e multitarefa.

2. FACILITADOR DE TI: Profissional vai gerar flexibilidade para os usuários com o uso de aplicativos e infraestrutura, desenvolvidos dentro da empresa ou em ambientes de nuvem.

3. GERENTE DE ÉTICA: Investiga, acompanha, negocia e faz acordos sobre o fornecimento de produtos e serviços, para garantir o alinhamento nos contratos relacionados a questões éticas de um público estratégico.

4. GERENTE DE NEGÓCIO EM IA: O trabalho será próximo a áreas de vendas, marketing e sócios no segmento de inteligência artificial.

5. ESPECIALISTA EM EDGE COMPUTING: A computação em nuvem está gradualmente abrindo caminho para a próxima grande evolução, a edge computing, que desencadeia o potencial de dispositivos de hardware conectados e os descentraliza.

6. WALKER-TALKER: O profissional será responsável por passar um tempo com os clientes, e sua principal atividade vai ser prestar atenção no que eles dizem.

7. CONSULTOR FITNESS: Profissional responsável por motivar a atividade física, melhorar a nutrição e fazer com que o indivíduo adote um estilo de vida mais saudável.

8. TÉCNICO EM SAÚDE INFORMATIZADA: Responsável por examinar, diagnosticar, administrar e prescrever tratamentos para pacientes com o auxílio da inteligência artificial e de médicos acessíveis remotamente.

9. ANALISTA DE CIDADES CIBERNÉTICAS: Profissional deverá trabalhar com informações que incluam dados dos cidadãos e dos recursos dos municípios.

10. DIRETOR DE GENOMA: Profissional vai criar e executar uma estratégia para aumentar o portfólio de produtos que envolvam a ciência da vida.

11. GERENTE DE MAN-MACHINE: Profissional trabalha na colaboração entre homem e a máquina, responsável pela identificação de tarefas, processos, sistemas e experiências que possam ser melhorados com a tecnologia.

12. COACH DE SAÚDE FINANCEIRA: O profissional terá a função de um coach, e vai orientar sobre questões financeiras, os melhores investimentos e aplicações.

13. ALFAIATE DIGITAL: Com o avanço crescente do e-commerce, será necessário um profissional que vá até a casa do usuário, pegue suas medidas com um sistema digital e faça os ajustes necessários em suas roupas e sapatos comprados na web.

14. CHIEF TRUST OFFICER: Trabalhará ao lado de equipes internas de finanças e relações públicas. Vai gerenciar e aumentar a presença pública e privada em toda a esfera financeira, e sempre trabalhar com transparência nas finanças de uma organização.

15. ANALISTA DE COMPUTAÇÃO QUÂNTICA: O profissional atuará na área de machine learning (“aprendizado de máquina”, em inglês), principalmente com a integração com o aspecto quântico.

16. SHERPA DE LOJA VIRTUAL: Sherpas ajudam escaladores a subirem montanhas. No futuro, sherpas virtuais vão guiar consumidores pelas lojas virtuais, auxiliando em compras dentro de cenários complexos.

17. CORRETOR DE DADOS PESSOAIS: Profissional será responsável por monitorar e comercializar dados de pessoas, empresas e governos deixados na internet.

18. CURADOR DE MEMÓRIA PESSOAL: Profissional consultará uma série de públicos específicos, a mídia e fontes históricas para refazer e formular experiências do passado, para reduzir o estresse ou a ansiedade que a perda de memória provoca.

19. CONSTRUTOR DE REALIDADE AUMENTADA: Ele vai projetar, escrever, criar, calibrar, construir e personalizar viagens em realidade aumentada para as pessoas.

20. CONTROLADOR DE TRÁFEGO AUTÔNOMO: Gerenciador de tráfego de veículos autônomos e de drones.

21. OFICIAL DE DIVERSIDADE: Profissional vai facilitar a rentabilidade e a produtividade de uma organização e, ao mesmo tempo, promoverá um ambiente de inclusão.

E quantas profissões desaparecerão nos próximos anos?



Comente


*