Blog do Sarico

As eleições nos EUA


Os EUA é um País amado e odiado ao mesmo tempo por todos, mas todo mundo quer morar, trabalhar ou estudar lá. Confesso que sou fã deles pela forma como vivem. E acho que deveríamos copiá-los em algumas coisas que fazem bem melhor do que nós, menos em eleição. Eles não sabem fazer eleição.

Enquanto aqui no Brasil o povo elege seu presidente em urnas eletrônicas e de forma rápida, lá quem elege o seu são os delegados representantes do povo, em voto de papel e de forma bem demorada.

O Colégio Eleitoral dos EUA encontra-se a cada quatro anos com grandes eleitores (delegados eleitos pelos pequenos eleitores, que são os cidadãos comuns) de cada Estado.

Cada Estado possui direito a um certo número de delegados no Colégio Eleitoral, número que varia de acordo com seus representantes no Congresso. Os delegados deste Colégio é que elegem o presidente do País. Há no total 538 votos no CE. Um candidato vence a eleição presidencial se tiver pelo menos 270 votos colegiados, mesmo que tenha um número total de votos populares menor do que outro candidato concorrente.

A eleição dos delegados (ou grandes eleitores) é feita Estado a Estado e o candidato mais votado leva todos os delegados daquele Estado, mesmo que o mais votado tenha apenas, por exemplo, 38% dos votos contra 37%, 21% e 4% de outros três candidatos.

Complicado, não?



Comente


*