Blog do Sarico

Lembra do Grupo?


Nesta semana, recebi pela internet algumas fotos do antigo Grupo Escolar Barão de Caçapava (GEBC) aqui de Tapera (RS), onde iniciei meus estudos, de 1968 a 1972.

O Grupo, como nós o chamávamos, ficava onde hoje funciona a Secretaria de Assistência Social, na Rua Guido Mombelli. E nele, havia uma grande área gramada onde ficava o campo de futebol. Na divisa do terreno, na parte de baixo, havia uma cerca viva e do outro lado um pomar que enchia os olhos da criançada, mas que era intransponível devido aos espinhos e a altura. Tinha também os WCs ou a patente. Tudo isso ficava onde hoje está o Centro de Convivência do Idoso. Ainda na Guido Mombelli, na frente da escola, havia alguns brinquedos de ferro e madeira iguais ao da antiga Praça Central e várias árvores de uva do Japão. Na mesma rua havia ainda a oficina do Manfrin.

Na parte de cima, do outro lado da hoje Rua Bento Gonçalves, que vai dar no CTG Guido Mombelli, havia a caixa d’água da Corsan, que continua lá, e das salas da parte de cima se via uma invernada que ia até a Vila Brasília, então com poucas casas. Eu vi o hoje bairro Brasília crescer. E da minha sala eu via os alunos que residiam na “Brasa”, como é carinhosamente chamada, atravessando aquele campo branco coberto de geada no forte do inverno.

Fiz muitos amigos e amigas no Grupo que mantenho até hoje e que levei após para o Dionísio e o Imaculada, esta a escola das freiras. E quando nos encontramos a gente lembra de muitas histórias e de colegas e professores da época dos três educandários.

O GEBC, que iniciou suas atividades em 1939, funcionou até 1972, quando foi incorporado pelo Ginásio Taperense. Em 1976, a escola se tornou a atual Dionísio Lothário Chassot, homenagem ao primeiro prefeito do município.



Comentários

Comente


*