Blog do Sarico

De todos para todos


Quando comecei a mexer com a internet, no final de 1995, acessá-la era um trabalho de parto pela demora e o alto custo uma vez que tudo era feito via telefone. Se tinha internet não tinha telefone e vice-versa. Quando conectado o telefone ficava ocupado. E o celular recém estava chegando. O meu acesso era feito pelo discador IG e jamais esquecerei do barulho que fazia. Demorava uns 10 minutos ou mais para entrar e aguardava o acesso vendo tracinhos correndo na tela do computador, um Pentium 5, um “canhão” para a época, de um lado para o outro, entre uma imagem de um telefone e a de um provedor.

Lembro que poucos tinham acesso à internet naquele tempo. Estava na faculdade e muitos dos meus colegas não tinham net em casa e, consequentemente, computador, mas todos tinham uma máquina de escrever onde produziam seus trabalhos de aula. Eu mesmo tinha uma Olivetti Línea 98, cinza.

Quando comecei com o meu blog, em 2008, quem tinha internet em Tapera (RS) era o pessoal do Centro. Dos arredores e do interior raros eram quem tinha ela em casa. E isso não faz muito tempo assim, 12 anos apenas.

Sei disso pelos comentários que o pessoal fazia e pelo contato que tinha com meus leitores já naquela época, a grande maioria do Centro.

Pois, passado esse tempo, percebo que tudo mudou e que todo mundo hoje tem internet e acesso à informação ao alcance de um clique, coisa que era permitida a alguns poucos aqui no município.

Hoje, na página que tenho no Facebook, vejo que a maioria dos meus leitores são pessoas de toda a cidade e também do interior. Tenho muitos leitores da região, de fora do Estado e do País. E o pessoal não tem medo de dizer o que pensa e de dar sua opinião sobre qualquer tema. A internet possibilitou a liberdade de expressão às pessoas, e que deve ser feito sem excessos, diga-se de passagem.

Antigamente, a informação era feita de um para todos através dos veículos de comunicação existentes: televisão, rádio e jornal. Mas, com o advento da internet e sua evolução, a coisa agora é de todos para todos, o que é maravilhoso, pois não existe mais monopólio da informação.

Mas, ainda estamos devagar na questão internet uma vez que 30% de nossa população, coisa de mais de 65,8 milhões de pessoas, não tem acesso a ela e estas residem nas cidades e também no interior.

A internet possibilitou o acesso ao consumo da informação e a democratização dela o que é um significativo avanço tendo em vista que o mundo todo passa pelas ondas da rede mundial de computadores.

Em tempo. No último dia 28 de setembro, comemorou-se o Dia Internacional do Acesso à Informação.



Comentários

Comente


*