Blog do Sarico

Infoxicação


Nestes tempos de internet, onde a informação está por todos os lados e nas mãos de qualquer pessoa, tem surgido palavras novas. E não são poucas, diga-se de passagem. Uma delas é infoxicação. E você sabe o que quer dizer?

Infoxicação é o excesso de informação compartilhada nos meios de comunicação, como internet, TVs, jornais e até videogames.

A bem da verdade, infoxicação surgiu a pouco mais de 20 anos. Atualmente, com a infodemia, que é o excesso de informação sobre a pandemia do Coronavírus, ela passou a ter seus efeitos sentidos de maneira ainda mais intensa nas pessoas.

A infoxicação é caracterizada pela hiperconectividade, ou seja, a conexão excessiva com meios de digitais, e gera sintomas como dispersão (olhar sem ver), dificuldade para concentra-se (perda de foco), crescimento da ansiedade (aceleração do batimento cardíaco, entre outros), aumento do estresse (cansaço, tensão muscular, dores de cabeça e demais sintomas), podendo ser o início de uma síndrome de fadiga informativa, condição extrema que pode desencadear até problemas psiquiátricos como depressão e pânico. Que tal?

Hoje, todo mundo passou a ter mais liberdade, e o cidadão comum desempenha o papel de jornalista, produzindo notícias. E o que era um banco de informação limitada, hoje virou um banco de informação infinita – e o que é pior, não processada. E o jornalismo, antes responsável pela credibilidade das informações, foi submetido à ditadura da urgência e do instantâneo – sendo que poucas redações dispõem do tempo necessário para fazer conscientemente seu trabalho.

Cuidado com o que você recebe e repassa na rede. Até mesmo, a sua saúde por estar em perigo. Por via das dúvidas, antes leia e cheque a informação, pois a internet carrega mais mentira do que verdade.



Comentários

Comente


*