Blog do Sarico

Segurança: atenção mulheres


Este texto, que fala sobre os cuidados que as mulheres devem ter na rua para sua segurança, foi postado no grupo de Whatsapp “Imprensa Polícia Civil de Cruz Alta”, pela delegada regional Caroline Bamberg Machado.

Segundo ela, um grupo de estupradores foi entrevistado na prisão para saber como eles escolhem uma vítima. Aqui estão dados importantes:

1) A primeira coisa que eles observam em uma vítima potencial é o penteado. É mais provável que eles ataquem uma mulher com um penteado tipo rabo de cavalo, tranças ou qualquer outro penteado que seja possível agarrar mais facilmente, ou mulheres com cabelos longos. Mulheres com cabelos curtos não são alvos comuns.

2) A segunda coisa que eles observam é a roupa. Eles vão observar as mulheres que usam roupas fáceis de arrancar rapidamente. Eles também procuram mulheres falando no celular ou fazendo outras coisas enquanto caminham: isso lhes indica que estão desatentas e desarmadas e podem ser facilmente atacadas.

3) As horas do dia em que eles mais atacam e estupram mulheres é no início da manhã, entre as 05h e 8h30, e depois das 23h30.

4) Estes homens tentam atacar de forma e em lugares que possam carregar a mulher rapidamente para outro ponto, onde não tenham que se preocupar em ser pegos. É ideal que você domine algum tipo de luta, como estratégia de defesa. Se você esboçar qualquer reação de luta, eles provavelmente desistirão em poucos minutos: eles acham que não vale a pena, que é uma perda de tempo.

5) Eles manifestaram que não atacam mulheres que carregam guarda-chuva ou objetos que possam ser usados como arma a uma certa distância (chaves não os intimidam, porque para serem usadas como arma, a vítima tem que deixá-los chegar muito perto).

6) Se alguém estiver a seguindo em uma rua, plataforma ou garagem, ou se estiver com alguém suspeito em um elevador ou em uma escada, olhe diretamente para o rosto e pergunte-lhe alguma coisa, tipo “que horas são?” se ele for um estuprador, terá medo de ser posteriormente identificado e perderá o interesse em tê-la como vítima. A ideia é convencê-lo de que não vale a pena escolhê-la.

7) Se alguém lhe agarrar à força, grite. A maioria dos estupradores disse que libertava uma mulher que gritava ou que não tinha medo de lutar com ele. Novamente: eles procuram por alvos fáceis. Se você gritar, você pode mantê-lo à distância e provavelmente ele fuja.

8 ) Esteja sempre atenta ao que se passa atrás de você. Caso você perceba algum comportamento estranho, não o ignore. Siga seus instintos. É preferível descobrir que errou e ficar meio paranoica no momento, mas tenham a certeza de que ficaria muito pior se o sujeito realmente a atacasse.

9) Em QUALQUER situação de perigo, caso você tenha que gritar, grite sempre “Fogo! Fogo!” e muitas mais pessoas a acudirão. Quando você grita por “Socorro!” muitas pessoas não se aproximam, por medo.

Faça uma gentileza: Espalhe esta informação para as mulheres que conheça e também para os homens; estes podem compartilhá-la suas amigas, esposas, filhas, noivas, enfim… São coisas simples, mas podem evitar traumas e, até, salvar uma vida.



Comente


*