Blog do Sarico

Selbach e a luz


A população de Selbach (RS), há muitos anos, anda insatisfeita com a energia elétrica recebida da Eletrocar de Carazinho. Sua instabilidade deixa a comunidade apreensiva toda vez que começa a pingar ou ventar, pois logo vem o temor da falta de luz a qualquer momento.

A atual Administração Municipal está atenta ao problema e manteve contatos com a direção da empresa, no sentido de que melhorasse o serviço. Na verdade, os selbachenses querem trocar a fornecedora de energia elétrica, pois cansou de todo ano pedir-lhe o motivo da nova interrupção da luz e quando a mesma retornará. E não são poucos os casos de produtos estragados e equipamentos danificados por conta das constantes quedas na cidade.

O prefeito Serginho Kuhn tem em suas mãos um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas pedindo a troca. Ele já procurou a Prefeitura de Carazinho, acionista majoritária da Eletrocar; a empresa, e até a ANEEL, em Brasília, pedindo uma solução. Segundo ele, agora é com Carazinho.

A ideia é a troca de fornecedor com urgência. Segundo soube, a Prefeitura carazinhense teria de solicitar ao Legislativo daquele município autorização para leiloar a distribuição de energia elétrica em Selbach. E, somente a partir disso, outras empresas, entre as quais a Coprel, que já está em Selbach, entrariam no leilão e trabalhariam para melhorar a qualidade do serviço. Mas, antes, a ANEEL precisa autorizar o negócio.

Também soube que a Eletrocar teria interesse em se desfazer de Selbach e Colorado para poder investir em Carazinho e Chapada, o que reforçaria a venda. A empresa, inclusive, já tem em mãos levantamento dos ativos dos dois municípios.

O prefeito Serginho, que entrega seu mandato no final do ano, quer deixar um presente à sua comunidade: a solução definitiva do problema da luz. E ela torce para que ele consiga, por que as casas e os equipamentos evoluíram e a energia não.

Morei em Selbach por quase duas décadas e sei como é a luz do outro lado do Colorado. Dizem que se um passarinho “molhar” os fios a luz termina, para demonstrar o quão frágil ela é na cidade.

O povo de Selbach merece um serviço melhor pelo que paga e a Prefeitura de Carazinho deveria se sensibilizar sobre esta questão pois como está não dá mais. Nos dias atuais é inconcebível oferecer um serviço de tão baixa qualidade. E como diz o mercado: “Se você não consegue satisfazer seu cliente logo outro o fará”.

Será que o calvário da luz em Selbach está com os dias contados?



Comente


*