Blog do Sarico

Frigorífico: reunião com a Santa Clara


Na manhã da última sexta-feira (17), uma comitiva taperense liderada pelo prefeito Volmar Helmut Kuhn, viajou a Carlos Barbosa, na Serra gaúcha, para se reunir com a direção da Cooperativa Santa Clara e tratar sobre a questão do frigorífico que a empresa pretende construir na Linha Teotônia, interior de Tapera. O encontro foi com o presidente Rogério Southier e o diretor administrativo Alexandre Guerra.

Estavam com o prefeito na oportunidade, o vice-prefeito Jorge Quadros, o presidente da Câmara de Vereadores Jacson Lauxen, o secretário de Desenvolvimento Luiz Guilherme Roething e o suplente de senador e ex-prefeito Ireneu Orth.

Na reunião, os diretores deixaram claro que estão à espera da Justiça, uma vez que a Santa Clara entrou no leilão do frigorífico da Cotrigo, em Estação, que está paralisado, para adquiri-lo, oferecendo um valor abaixo do pedido pela Justiça. Assim, antes que ela se manifeste, em fevereiro, a Santa Clara não dará nenhuma resposta ao município e, somente depois é que verá o que é melhor para si, tendo em vista que precisa sempre dar uma resposta positiva ao seu quadro social.

O prefeito Volmar Kuhn, por sua vez, disse que a questão está agora com a Justiça e com a Santa Clara e que tudo que estava ao alcance do município de Tapera foi feito.

O frigorifico de Estação não está produzindo e seus equipamentos são antigos. Assim, a Santa Clara, se for vencedora do leilão, terá de investir em equipamentos e na questão ambiental e ainda pagar impostos que estão atrasados, devendo colocar uma boa quantia naquela planta. E o frigorifico não tem água próximo a ele.

A torcida em Tapera é para que a Justiça não aceite a proposta de 1/3 do valor pedido e que a Santa Clara resolva investir em uma unidade nova e ai preferindo faze-lo aqui.

A área em Tapera, de 40 hectares, entre a ERS 332 e o rio Jacuí, está à espera da instalação da planta. Além do frigorífico, uma gama de benefícios viria junto com ela.



Comentários

Comente


*