Blog do Sarico

Os candidatos de Tapera


O pessoal anda me pedindo para publicar quem são os candidatos a prefeito de Tapera (RS) no ano que vem. Pois, satisfazendo a curiosidade das pessoas vou elencar os nomes que estão na boca do povo como PRÉ-CANDIDATOS.

E de antemão digo que a eleição em Tapera poderá ser polarizada, mas que também poderá ter três ou quatro candidatos, dependendo de como as coisas se darão no primeiro semestre do próximo ano e das negociações entre partidos, afinal todos querem alguma coisa.

De todos os nomes que correm pelas ruas da cidade, o único certo é o do prefeito Volmar Kuhn (MDB) que irá à reeleição e isso ele não esconde de ninguém. Suas últimas manifestações e atos indicam isso.

Kuhn sonha em contar novamente com o apoio do PP, mas o partido está cada vez mais se distanciando dele por conta de algumas ações suas.

MDB e PP, que são parceiros e governam o município desde 2008, não estão mais sintonizados e deverão seguir cada um seu caminho na próxima eleição. Tudo se encaminha para isso.

Por outro lado, ainda tem gente que acredita que a coligação continue por mais quatro anos, mas não aposta nisso até por que o prefeito quer a reeleição.

Os demais nomes de cada partido:

PP – O maior e mais organizado partido do município tem três cartas na manga: Osvaldo Henrich Filho, o “Prego”; o vice-prefeito Jorge Quadros, e o ex-prefeito Ireneu Orth.

Orth tem dito que não é candidato e que já deu sua contribuição ao município e que mudou seu foco por conta de sua suplência ao senado. Mas, seu nome será sempre lembrado em época de eleição. O partido sonha com um quinto mandato seu. Tapera também.

PTB – A cada eleição, o maior partido de oposição no município, acena com o ex-prefeito Luiz Antônio Brunori, o “Tonho”. Mas, segundo pessoas próximas a ele, Brunori também mudou seu foco e não deverá concorrer ano que vem, pois acha que também já de sua contribuição ao município. Por outro lado, se for instigado poderá concorrer. O PTB não possui outro nome com força para emplacar sua foto nas urnas.

E se o partido não conseguir encontrar um nome para concorrer provavelmente coligará. Soube que já teria conversado com MDB e PP.

PDT – O partido fala em Alvinho Lauxen. E ele me disse que é candidato e que desta vez o PDT não será um mero coadjuvante no governo.

Os pedetistas também falam em Nereu Stärlick, mas amigos seus dizem que isso nem passa pela sua cabeça, apesar de seu nome ser sempre lembrado em época de eleição.

E se o PDT não for sozinho coligará, o que é visto como mais certeza.

PT – É outro partido que tem apenas um nome para indicar à comunidade: Jorge Paulus, porem pessoas ligadas a ele dizem que não será candidato, mas também se for instigado poderá aceitar.

Se Paulus não aceitar concorrer o PT deverá ir somente a vereador, fazendo força para eleger ao menos um.

Outra incógnita é saber com quem os trabalhadores coligarão no ano que vem.

PSB – O partido não tem candidato e deverá concentrar suas forças para eleger um vereador. Também deverá coligar.

Os nomes que correm nas ruas são estes e dificilmente surgirá um novo, até por que os partidos taperenses ainda não se prepararam para a renovação. E um destes aí comandará o Centro Administrativo em janeiro de 2021.

Como já escrevi antes reafirmo que esta eleição será diferente de todas as outras aqui em Tapera por conta dos sinais que estão acontecendo no município e também na fala e atos do alto e baixo clero dos partidos políticos.



Comentários

Comente


*