Blog do Sarico

O ensino no Brasil


O Programme for International Student Assessment ou Programa Internacional de Avaliação de Alunos, em português – PISA, é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada três anos. O mesmo é coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com vista a melhorar as políticas e resultados educacionais.

O PISA é um exame parecido com o ENEM. Ele não é de conhecimento, mas de competência, interpretação de textos, entender gráficos, de raciocínio logico e matemático… Dos 41 países que participaram da última edição, o Brasil ficou em 37º lugar. Em Matemática, ficou em 41º, em último. O Brasil possui o pior sistema educacional do planeta . Nem colocando todo mundo na universidade ou em aviões ajudou a melhorar o quadro.

Aí se pergunta. Nossos professores são maus? Eles têm má vontade? Não são profissionais? Não! O modelo brasileiro é que está errado, defasado. Ele foi bom em um certo período de nossa história. Hoje, não dá mais.

E a maior prova de que a educação não anda bem são os cursinhos pré-vestibular. Como pode preparar um aluno se ele recém saiu da escola? Então ele desaprendeu tudo que aprendeu nela?

Está na hora de mudar o modelo, pois este que está aí não presta mais e não nos levará a lugar nenhum.

Uma última coisa. Quem educa são os pais. Professor ensina. Não existe terceirização na educação dos filhos.



Comentários

Comente


*