Blog do Sarico

O crime organizado entre nós


Nesta quinta-feira (28), na redação do JEAcontece, recebi algumas fotos de pichações em vários locais no bairro Brasília, aqui em Tapera (RS). E o escrito traz a numeração 14.18.12, a marca de uma das maiores quadrilhas de Porto Alegre: Os Manos, que está dando muita dor de cabeça à polícia e à Justiça gaúchas. O que acontece em boa parte dos municípios do interior do Estado, agora está em Tapera. E essas organizações quando chegam, chegam para ficar.

Elas estão relacionadas ao tráfico de drogas. O produto chega de fora e é comercializado nos municípios. A maior parte do valor vai para a capital para manter a quadrilha ativa. É mais ou menos como uma franquia do McDonalds.

A propósito. O 14, o 18 e o 12 no alfabeto português correspondem as letras O, M e S de Os ManoS.

O tráfico de drogas é um show de organização. Ele é muito mais competente e ágil que o Estado, a polícia e a Justiça juntos. Quando uma “cabeça” é decepada logo outra entra em seu lugar, coisa que não acontece com elas que demoram muito tempo para se recompor. Outra coisa. Jamais o “vendedor” dirá que não tem “produto” na casa ou que está para recebê-lo.

E antes que alguém fale em apologia, já vou adiantando que é um fato.



Comentários

Comente


*