Blog do Sarico

Campo minado


A internet é um campo muito perigoso. Ela é maravilhosa para a pesquisa, a comunicação, a busca de conhecimento, entre outras coisas, mas 90% do que circula nela, ou ainda mais, é mentira. Tem um pessoal que se diverte postando inverdades sabendo que a maioria da população acreditará no conteúdo recebido e ainda vai repassá-lo a seus contatos. E aí vira aquela coisa toda.

Nesta greve dos caminhoneiros, por exemplo, o que teve de bobagem circulando nos grupos de WhatsApp não é fácil, sendo que a maioria maciça de tudo é mentira. E o pessoal não vai atrás para ver da veracidade, preferindo repassá-las adiante.

A melhor coisa que se tem para fazer antes de repassar algo pela rede é se informar, nela própria ou com algum contato mais “ligado” para saber se aquilo é mesmo verdade. Isso é bom para não correr o risco de se passar por idiota, desinformado e alienado.

Eu por exemplo, rio muito quando vejo algum dos meus contatos apavorado com o que recebeu pela rede e me repassando.

Um exemplo. Na noite deste domingo aconteceu um acidente na ERS 332, em Lagoa dos Três Cantos (RS), envolvendo uma camioneta, e foi dito na rede que cinco pessoas haviam morrido. Um minuto depois houve a retificação, inclusive de veículos de comunicação, com apena dois feridos, sem gravidade.

Cuidado. Duvide de tudo que circula na internet, por que se existe 1 pensando no bem existem outros 99 pensando ao contrário. Fique “ligado”.



Comentários

Comente


*