Blog do Sarico

O Salão Azul


Na semana passada, em um dos muitos grupos que participo no Whatsapp, apareceu esta foto do antigo Salão Azul de Tapera (RS), que ficava na antiga estação de tratamento do Curtume Mombelli, na esquina das ruas Coronel Gervásio e Adelina Mombelli, no bairro Azul, ao lado do posto Shell, antigo Ipiranga dos Crestani.

O Salão Azul, assim chamado pela pintura de suas paredes da mesma cor, foi um dos primeiros clubes sociais do município. Ele foi construído em uma das propriedades da antiga empresa, que por mais de 70 anos empurrou economicamente o município, para que seus funcionários, seus familiares e a comunidade tivessem um lugar para frequentar e realizar promoções em geral.

Pois foi lá que nasceu o CTG Guido Mombelli, que no dia 12 de agosto estará completando 40 anos. O nome da entidade é uma homenagem ao empresário Guido Mombelli, fundador e proprietário do Curtume.

Eu lembro muito pouco do Salão Azul, pois peguei praticamente o seu final. Na minha adolescência ele já não era mais tão imponente e frequentado como antes, pois já havia o Clube Aliança e o Tenarião e mais tarde o Parque Aquático.

Na foto, aparece o pessoal de “fatiota” (terno), certamente para um evento importante. Pode-se ver também uma bandeira na entrada, a do Brasil, ao que parece; e a cancha de bochas ao lado. E chama atenção o dizer na escrita lateral do prédio de madeira: AZUL PARA TODOS, uma preocupação de Guido Mombelli para que todos pudessem ter um local para ir e se divertir nas suas horas de folga.

Segundo o Serafim Sartori, o Salão Azul recebeu uma figura importante, antes de ficar famosa: José Mendes, que trabalhou em Tapera, na empresa Cobrasul, que construiu o canal subterrâneo que corta a cidade. Nas horas de folga, quando tinha baile no SA, os dois tocavam nas festas lá promovidas. Anos depois, o Zé Mendes estourou com “Para Pedro” e tantas outras músicas gauchescas. Aliás, certa feita, o Serafim me contou que o Zé Mendes se interessou por uma bela morena aqui de Tapera e que teria dado uma rosa vermelha a ela em uma promoção dessas, mas a moçoila, comprometida, educadamente, o dispensou. O Serafim nunca me contou quem era a bela mulher.

O Salão Azul é um fragmento da história de Tapera e que merece sempre ser lembrado.

NR – Um leitor e amigo me ligou para me informar que o CTG Guido Mombelli foi criado no dia 24.10.1962 e que os 40 anos escrito na frente de sua sede social, lá nos altos do bairro 8 de Maio, é da criação da sede própria.



Comentários

Comente


*