Blog do Sarico

Era Tapera…


No domingo passado (12/11), a Emater de Colorado completou 50 anos de atuação naquele município e uma das fotos que o pessoal resgatou para contar a sua história e que foi publicada no JEAcontece aparece um grupo de alunos coloradenses desfilando na Avenida XV de Novembro, aqui em Tapera, possivelmente em um desfile de 07 de Setembro. E essa foto é histórica também para os taperenses.

Na foto em questão aparece o prédio da antiga Prefeitura, que não existe mais e que em seu lugar foi construído o Centro de Eventos. Aparece também a antiga casa que serviu de morada para os meus avôs e que bem mais tarde foi sede do Poder Legislativo por muitos anos. Depois, ela foi desmontada e levada para os altos do bairro Progresso, entre o Ministério Público e a Brigada Militar e que depois foi parar na Praça Atanásio Orth, próxima à Escola Dionísio Lothário Chassot, e que acabou perdida por um incêndio. A foto também mostra a antiga Praça Olavo Bilac, hoje Dr. Avelino Steffens, com seus belos ciprestes que nunca deveriam ter sido retirados de lá, nem as calçadas feitas com pedras portuguesas brancas e pretas. A nossa praça era linda, mas não se tinha os olhos que se tem hoje. Se estivesse hoje como era seria uma das mais bonitas do Estado.

E antes de construírem o Altar da Pátria, na Rua Rui Barbosa, era naquele local que aconteciam os desfiles da Pátria – 07 de Setembro – e que reuniam escolas, entidades e empresas taperenses, em um palanque que era montado na Praça, bem em frente onde hoje está o Banrisul.

Outra coisa que pode ser vista na foto, são os carros da época, os dois extremos: Chevrolet Opala e o VW Fusca. E também o calçamento de paralelepípedo da Avenida.

Naquela época não se tinha nada. Tudo era limitado e tudo era buscado fora. A política fervia com seus dois lados se alternando no poder. Mas, era gostoso viver naquela Tapera bucólica. Não que hoje seja ruim, pelo contrário. Tapera hoje está maravilhosa, mas naquela época… E tudo sem celular, internet, computador, carro e festas. E todo mundo era feliz, sem estresse e sem depressão, tanto pais como seus filhos.

Alguém da velha guarda, que me acompanha aqui, viu algo que eu não vi na foto? Diga aí.



Comente


*