Blog do Sarico

A mais pura verdade


O capitalismo é o sistema mais excludente que o homem já inventou. Ele exclui o fraco, o preguiçoso, o chorão, o malandro, o folgado, o esperto, o molenga, o puxa-saco e todo tipo que busca enriquecer ou sobreviver sem trabalhar.

O capitalismo só permite a inclusão de um tipo de pessoa: o trabalhador. Talvez por isso ele seja tão demonizado por uns.

Como é cruel esse capitalismo. Até a grande China adora ele, assim como os chefes das nações de regime de exceção. Eles odeiam tudo, menos o dinheiro.  Aqui mesmo no Brasil tem gente que odeia o capitalismo, mas em público.

Talvez, o melhor dele seja a liberdade que se tem sobre nosso dinheiro, nossas escolhas e, principalmente, nossa liberdade.

Dia desses, tomando uma gelada com os amigos no final do dia, um deles criticou o capitalismo. Pensei comigo: como é ruim poder sair de casa a hora que quiser, ir para onde quiser, poder ir a um bar tomar uma ou mais cervejas, ver gente bonita subindo em descendo a avenida despreocupada e poder falar sobre o que quiser e dar a própria opinião sobre as coisas sem medo. Tudo isso é muito ruim, mesmo.



Comentários

Comente


*