Blog do Sarico

Ascamaja


manual-para-2017-1Será que Tapera retornará para a Ascamaja? A Associação não tem tanto poder como tem a Amaja, dos prefeitos, mas tem força para reivindicar, sim, afinal os vereadores são os representantes nos municípios de quem está em Porto Alegre e Brasília com poder de decisão. E achar que a entidade não resolve nada é mostrar total falta de conhecimento. Será que todos os municípios do Alto Jacuí estão errados e só Tapera está certa?

Recentemente, os vereadores Ritter e Buxa pediram ao presidente da Câmara de Vereadores para que Tapera retorne à Ascamaja. E falaram das vantagens de integrá-la. Neri dos Santos disse que aquela era a primeira sessão e que muita coisa poderia acontecer neste ano. Ele não disse que Tapera continuará fora da Associação, nem que voltaria para ela.

Conheço a Ascamaja há muitos anos e que Tapera é uma de suas fundadoras. Os vereadores, homens e mulheres, se encontram mensalmente e tratam dos seus municípios e da região e debatem questões relevantes a eles. Depois disso acontece o jantar de confraternização e aí cada um toma o que quiser, afinal o trabalho foi encerrado. Acho que culpar a janta e a bebida para ficar fora da Associação me parece um motivo um tanto inconsistente.

Tapera, de fora da Ascamaja, tem mais a perder do que ganhar. Se poupar de um lado perderá de outro: em resultados e importância.

Fui assessor de imprensa da Amaja por seis anos e sei bem da importância que a Ascamaja tem para a região. Se ela não lida diretamente com os governos, como os prefeitos, lidam com quem lhes dá sustentação.

Seria interessante uma votação em plenário para a decisão final. E depois disso se encerraria o assunto. Pelo menos nesta legislatura. O que não pode é o município ficar entrando e saindo de uma entidade o que seria constrangedor para ele.



Comentários

Comente


*