Blog do Sarico

Pesquisas


pesquisa-1A eleição de Tapera neste foi algo do arco, diferente. Enquanto um lado dizia um número para sua pesquisa o outro dizia o mesmo número para a sua, o que acabou se confirmando em favor de Volmar Kuhn. Claro que alguém sabia a verdade, mas maquiou os números para manter a militância na rua. Era preciso. Até o fim. Só que uma pesquisa se confirma na conversa com as pessoas e nas suas várias manifestações. Comece daqui para frente a captar essa informação no “ar”.

Teve muito “galo” provocando pessoas para apostar neste pleito. Teve quem ganhou dinheiro com as apostas e teve quem perdeu. Soube ainda que teve até quem correu da aposta feita. Agora, como ficou quem apostou, na certeza de ganhar, e perdeu? Tinha muita mentira no ar e até blefe e muitos embarcaram neles.

Um amigo me deu uma definição perfeita disso ai. Segundo ele, é como jogar um tonel ladeira abaixo. Se largá-lo cheio ele descerá rápido e sem fazer barulho. Mas, se estiver vazio, descerá devagar e fazendo muito barulho. Na eleição foi assim.

Sei de alguém aqui em Tapera que foi provocado para apostar uma quantia considerável. O homem, também produtor rural, aceitou a aposta e sacou o talonário de cheques para apostar. O provocador, ciscou, tossiu, desconversou e sumiu. Não garantiu o “tiro”, apesar de insistir que o seu candidato estava na frente e que iria ganhar, segundo informação recebida de alguém de dentro da coligação.

Certo dia apareceu aqui uma postagem assim: Brunori (36%), Claudete (24%), Volmar (21%) e os restantes 19% deveriam ser de indecisos. Com 60% Brunori e Claudete seriam imbatíveis e ai a empresária retirou sua foto das urnas, mas manteve-se na campanha. Se tivesse ido até o final será que o resultado da eleição teria mudado? Tem gente que acredita que não, por que o pleito estava decidido no momento do lançamento das candidaturas. Pode ser.

Pesquisa, para consumo interno é ótimo e ajuda muito. O problema é que um dos lados terá de mentir para sua equipe de trabalho e eleitor para manter a guerra até o final, pois não tem como desistir do jogo no meio dele.

E o que tem de gente braba por ai…



Comentários

Comente


*