Blog do Sarico

Comícios


comicios-1Hoje à noite, as duas coligações partidárias de Tapera realizarão seus comícios de encerramento. A situação estará na Avenida XV de Novembro e a oposição na Avenida José Baggio. E este será o momento delas apresentarem seus candidatos e mostrar suas propostas para os próximos quatro anos. E o eleitor taperense espera muito do próximo mandatário. Muito mais do que apenas realizar o básico e pagar a folha.

Mas, os comícios de hoje são bem diferentes dos de antigamente. Hoje em dia a coisa está mais regrada, enxuta, mais econômica, pois não tem mais os gastos absurdos de outrora. A coisa foi melhorada, sim.

Eu sou do tempo que comício era realizado em todas as comunidades do interior, com comida e bebida de graça e a vontade e, se bobeassem, até janta – churrasco – saia. Era uma verdadeira festa os encontros organizados nos pavilhões das comunidades, que lotavam para ouvir os políticos e depois comer e beber.

Antigamente ainda, as pessoas se identificavam com os “lados” e iam nos comícios em peso, com a família toda. Era o tempo em que o pai mandava nos votos da casa. E todos iam com ele. Os neutros eram poucos, especialmente quem tinha comércio. Ficavam esperto e de bem com todos. Hoje, as pessoas não se identificam mais com partido político, preferindo votar em pessoas e propostas. Elas não vão em comício, preferindo escutá-los de longe. E as famílias não tem mais o voto pelo pai. Hoje, cada um vota em quem quiser. Conheço famílias que seus integrantes se identificam com várias siglas. E o jovem atual vota em quem achar que mereça seu voto, sob o olhar desesperado do pai que apenas observa e lembra de como era a coisa no seu tempo.

As pesquisas de antigamente tinham mais “corpo”, pois o pessoal fazia questão de dar o seu voto, por que sabia que elas seriam publicadas no jornal. Hoje, o pessoal até opina, mas a maioria prefere não se manifestar, talvez por isso o silêncio na cidade que provoca grande percentual de indecisos. Aliás, não existe indeciso a menos de uma semana da eleição. Todos já escolheram seus candidatos e isso está provado. E publicação de pesquisa é complicada em função das regras da lei. E ai os partidos fazem as suas, para consumo interno, dão uma maquiada nos números e repassam para seu pessoal que se encarregará de manter a militância ativa.

Hoje tem comício de encerramento e boa parte da população irá até onde estará seu candidato ou adversário para ouvi-lo, mas a maioria estará em casa ou na rua, escondidos, ouvindo as propostas de um ou de outro. E haverá gente ainda “cubando” o outro lado para ver o que dizem e quanta gente havia. E amanhã o pessoal vai dizer, de boca cheia, que o seu comício foi o maior. E haverá até discussão quanto a isso.

A propósito. Faltando três dias para o pleito, você já escolheu seus candidatos?



Comentários

Comente


*