Blog do Sarico

Consenso em Tapera


índiceÀs portas da eleição o pessoal resolveu fazer consenso aqui em Tapera. Sou favorável a ele, sempre, desde que o interesse maior seja o município. Como estão propondo não está agradando.

Na semana passada representantes dos oito partidos políticos taperenses se reuniram no bairro Brasília para tratar da questão. E se reuniram PMDB, PP, PTB, PDT, PSB, PT, Democratas e PSDB. A ideia é retirar da vitrine o vice-prefeito Volmar Kuhn, candidato a candidato da situação, e o ex-prefeito, com dois mandatos, Luiz Antônio Brunori, para colocar outros nomes em seu lugar. Não sei, mas como montaram essa estratégia que tem os seus benefícios, sim, como o fim das “mordidas” e a diminuição dos custos que uma campanha exige, e analisando a forma como o desejam dá a impressão de que o município não seja o mais importante, o principal beneficiado. Quem tem o mínimo de conhecimento em política, não precisando ser um grande expert na área, apenas um observador atento do quadro, verá que tem muita, mas muita coisa em jogo. E interesses, também. A primeira coisa que vem em mente é a divisão de cargos. Eu sou do tempo que os partidos escolhiam um nome, trabalhavam em cima dele, o elegiam e só depois é que pensavam nos cargos. Hoje, ao que parece, isso mudou.

Não sei. Mas, acho que a proposta não vingará e haveremos de ter a polarização entre Kunh (PMDB) e Brunori (PTB) com os demais partidos vindo a reboque. O PP fechou com o PMDB. Os demais não tem nada acertado, ainda, mas ao que parece estão pendendo para a oposição, até que aconteça algo que balance o cenário local. Até os 45 minutos do segundo tempo poderão mudar de ideia dependendo do quadro desenhado naquele momento.

Consenso em ano de eleição não funciona, especialmente por que os dois principais nomes estão na rua, na boca do povo, há mais de um ano e trabalhando para que isso seja concretizado. E boa parte dele já se decidiu. Consenso, para dar certo precisa ser projetado com pelo menos um ano de antecedência. Para não pegar mal.

Consenso é bom, sim, e eu sou favorável a ele, sempre, desde que seja bom para os taperenses e para Tapera, que está crescendo e deverá continuar assim, independente de quem entrar na Prefeitura, em janeiro. E que cheire bem, logicamente.



Comentários

Comente


*