Blog do Sarico

Independência


Independência  1Nesta segunda-feira (20), a representante regional da ONG Movimento O Sul é o Meu País, Gislene Damiani da Paixão, estará na Câmara de Vereadores de Tapera, onde na tribuna livre, durante 15 minutos, falará sobre os objetivos do movimento que visa separar os três Estados do Sul do Brasil.

Além de falar sobre os objetivos do movimento, Gislene da Paixão falará sobre o plebiscito consultivo que acontecerá no dia 02 de outubro, paralelo às eleições municipais, quando as populações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná dirão, através do voto, se desejam ou não a separação do País.

O artigo 1º da Constituição Federal de 1988 diz que: “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal…” Mas, toda lei pode ser mudada se houver vontade para isso. Muitos países se formaram no mundo ao longo da história. E alguns deles num período bem recente.

Falando em movimento separatista lembrei que nos anos de 1990, um gaúcho, Irton Marx, de Santa Cruz do Sul, começou um desses. E a coisa cresceu a tal ponto que obrigou o governo federal a colocar a Polícia Federal em cima dele. Os federais estiveram em sua casa e trabalho e apreenderam todo o material de propaganda do movimento. Irton, na época, foi execrado por muitas pessoas por sua intenção. Pois ele ingressou na Justiça, pedindo reparação, e ganhou todas as questões. Inclusive, ele foi inocentado de todos os processos que fora acusado. Seus advogados na época provaram, no STF, que em um País livre e democrático pode haver a liberdade de expressão pacífica. Depois disso nunca mais ouvi falar do homem e do seu movimento. Até agora.

É bom que se diga que esse movimento, que nasceu com a Revolução Farroupilha, mas agora com outros motivos, quer mostrar que existem muitas diferenças entre o sul e o resto do País.

O tema é bem interessante (e polêmico) e divide gaúchos, catarinenses e paranaenses e o restante do Brasil.

Nesta segunda-feira estarei na Câmara de Vereadores taperense para ouvir o que a mulher tem a dizer sobre este movimento separatista. E serei todo ouvidos.



Comentários

Comente


*