Blog do Sarico

Consenso


Consenso 1Nesta semana, um amigo, ligado à política, me perguntou o que eu achava do consenso em Tapera. Respondi-lhe que sou favorável a ele e citei as muitas vantagens que se tem em um, a começar pelo fim das tradicionais “mordidas”, a diminuição do alto custo de uma campanha eleitoral e o fim das ofensas e dos ataques pessoais e familiares. Tem muita vantagem em um consenso. Mas, também lhe disse que o consenso só funciona com TODOS os partidos políticos do município em torno de um (bom) nome. Se um só deles ficar de fora não é consenso. Mas, uma coligação partidária.

Hoje, como estão as coisas em Tapera, praticamente definidas com relação a nomes para prefeito, faltando apenas sacramentá-los na forma da lei e saber quem estará ao seu lado (partidos), fica difícil tirar de cena quem já está na “estrada”. É aquela história: “Palavra dada é palavra honrada”, frase que não combina muito com a política no Brasil, mas que precisa ser resgatada.

Quando se propõe um consenso é importante que se analise profundamente duas coisas, por que a ideia surge a cada eleição por dois motivos. Ou o proponente está de fato querendo o bem do município e da população ou está querendo outra coisa.

Sou favorável ao consenso, sim, a um bom nome e este bom nome deverá ter TODOS os partidos políticos locais a sua volta com um único objetivo: o município, o todo, o amanhã. Sem raposice ou segundas intenções.

 



Comentários

Comente


*