Blog do Sarico

Saiu


Área de transferência01O arcebispo de Passo Fundo, dom Antônio Carlos Altieri, renunciou ao cargo nesta quarta-feira. O pedido foi aceito pelo papa Francisco. A renúncia é uma saída honrosa que a Igreja Católica, política e diplomática, dá aos seus para que tudo se mantenha nos trilhos. Isso é assim desde sempre, pois existem muito conflitos internos no Vaticano. Todos sabem disso. O próprio papa já tem séria oposição interna ao seu pontificado.

O motivo da saída do arcebispo não foi muito claro e nem a imprensa explorou o assunto com profundidade. Na verdade, os padres da diocese não comungavam mais das ações e palavras de seu líder regional e foram se queixar ao “bispo”, literalmente. O Vaticano, para acalmar os ânimos em Passo Fundo e região, enviou o cardeal Dom Claudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero em Roma, a Passo Fundo para tratar da questão. Ele esteve no município, no maior segredo, e na oportunidade ouviu, individualmente, 72 padres da arquidiocese, que devem ter feito sua “caveira”.

Dom Altieri é o mesmo que esteve em Tapera, na Festa de Maio e que, na missa, em sua homilia, criticou o prefeito e os vereadores por realizarem a Toca do Coelho durante a Quaresma.

E quando ele esteve aqui, na missa de 30 dias do padre Eduardo Pegoraro, já estava no “forno”. E teve padre na região que se queixou no rádio que em seu arcebispado ele não visitou nenhuma vez a sua paroquia.

A Igreja Católica, milenar e sábia, quando é preciso age com rapidez e precisão cirúrgica.



Comentários

Comente


*