Blog do Sarico

(Des)apoio


(Des)apoio 1Segundo levantamento do jornal O Estado de São Paulo, no segundo semestre de 2013, o governo da presidente Dilma Rousseff sofreu 11 derrotas em 37 votações na Câmara dos Deputados. Em 2011, foram só 3 derrotas; 5 em 2012; e outras 5 no primeiro semestre de 2013. Este resultado no Congresso é consequência da redução do núcleo de deputados mais fiéis ao governo – aqueles que votaram 90% das vezes nas propostas do Planalto.

A perda de apoio vem de há algum tempo. No primeiro ano do governo Dilma eram 306 deputados. Em 2012, foram 134. No ano passado, o número caiu para 123 parlamentares, dos quais, 72% deles do PT.

Nas 11 derrotas, os partidos da base aliada que mais traíram Dilma foram PSD e PSB, este último já em fase de afastamento em razão da candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB). Newton Cardoso (PMDB-MG), que apoiou o governo em apenas 47% das votações, diz que não abaixa “a cabeça para o que o governo quer”.

E este ano tem eleição e a grande maioria dos partidos políticos seguirá o trio elétrico comandado pelo PT, indiscutivelmente o mais forte de todos. Dúvidas? Quem estará na cabeça? E quem colocará o vice na chapa?



Comentários

Comente


*