Blog do Sarico

Guerra contra o álcool e as drogas


Guerra contra o álcool e as drogasNesta semana, estando na Secretaria Municipal de Saúde de Tapera, para falar com a secretária Maria Lizete Orth sobre a questão da intervenção do município no Hospital Roque Gonzalez, chamou minha atenção um banner que estava atrás dela.

O banner mostrava um gráfico da dependência do álcool e das drogas em Tapera de 2008 a 2010. O interessante é que os dois gráficos mostram queda no consumo, tanto para homens como para mulheres.

Na questão da dependência do álcool, após números iguais em 2008 e 2009, em 2010 houve uma queda de 40% para os homens. Para as mulheres ela chegou a 50%, de 2009 para 2010. Um vitória.

Já na dependência de substancias psicoativas – drogas, a diminuição chegou a 180% nos homens. Nas mulheres, houve aumento de 100% de 2008 para 2009 e em 2010 o número se manteve igual. O trabalho precisa ser melhorado para elas.

Interessante seria ver como estão estes números em 2011 e 2012. Confesso que estou curioso para saber. Bem que a Secretaria, que tem estes números, poderia divulgá-los.

Quando se consegue diminuir um problema do tamanho das drogas e do álcool, mesmo que pouco, mas constante, obtêm-se uma grande vitória, especialmente para o dependente e sua família.

De parabéns a Secretaria Municipal de Suade de Tapera por seu trabalho no combate ao álcool e as drogas. Bom seria se, em casa, as famílias fizessem mais pelos seus filhos. Conversa franca e confiança mudam o mundo e até uma história, em qualquer ponto de uma cidade, seja ela do tamanho que for.



Comente


*