Blog do Sarico

Entenda o desenho da sucessão de Tarso Genro no RS


Veja como se movimentam os cinco grandes partidos do RS para a sucessão do governador Tarso Genro, em 2014:

PT – Aposta tudo na reeleição do atual governador, Tarso Genro. Ele quer Beto Albuquerque (PSB), na única vaga para o Senado, e trocar Beto Grill, seu atual vice, por um candidato indicado pelo PDT, de preferência o seu secretário, Afonso Mota.

PMDB – O nome mais forte é o do prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, mas o ex-prefeito José Fogaça e o ex-governador Rigotto estão na lista. O PMDB quer o PDT na vice, mas deseja conservar também a vaga para o Senado.

PDT – Caso vá para a disputa, poderá contar com o prefeito José Fortunati, seu nome mais forte, e o jornalista Lasier Martins, mas seu verdadeiro caso de amor é com o PT ou o PMDB, disputando a vice.

PP – A senadora Ana Amélia é disparado o nome mais forte do partido, mas passou a enfrentar internamente uma disputa com o deputado Jerônimo Gorgen. Ana Amélia adoraria ter Manoela D’Ávila (PCdoB), de sua candidata ao Senado, entregando a vice ao PTB.

PSB – Caso o governador Eduardo Campos dispute a presidência, o PSB poderá exigir o sacrifício de Beto Albuquerque, que disputaria o governo do Estado para lhe dar palanque.

– PTB e PSDB não buscam protagonismo algum.



Comentários

Comente


*