Sossego
Nunca gostei de cidade grande, da sua vida agitada, da sua correria e do estresse das pessoas. Cidade grande é bom para ser visitada, com certa regularidade, para se apreciar o que ela oferece de bom. Mas, bom mesmo é o interior, com sua calmaria e sossego. Qualidade de vida lá nas alturas. Cidade pequena é outra coisa. Um paraíso.
Tem gente que tem aversão a cidade pequena, por que ela oferece poucos atrativos, mas esquecem que é o lugar ideal para se viver e criar os filhos (até certa idade, claro). E a segurança que se tem em uma é inigualável.
Tapera, continua sendo uma cidade pequena, mas sossego que é bom não se tem mais. De dia se ouve carros apressados, pessoas correndo de um lado para o outro, a maioria falando ao celular; cachorro latindo por toda parte, pessoas se queixando do lixo e da vida, freadas bruscas, conversas altas e barulho de obras por todo lado. E à noite carros andando pela cidade toda e cachorros vagabundos dando novo show, e bem alto.
Barulho de construção é um indicativo de que o sossego da cidadezinha está indo para o limbo. De certa forma é bom, por que mostra que ela está crescendo o que é maravilhoso, afinal queremos sempre o melhor para nós e para os nossos.
Rio muito quando ouço na televisão o pessoal falar em cidadezinha pequena de 50, 60, 70 mil habitantes. Ora, Tapera tem menos de 11 mil e é o melhor lugar do mundo para se viver. Se você quiser viver bem e for bem intencionado, venha para cá. Do contrário, fique onde está.
Na redação do jornal (JEAcontece) está difícil de trabalhar e de se concentrar por conta do barulho das obras ao redor. É, aquela cidadezinha bucólica, não existe mais. A sessentona Tapera está crescendo, mas tomara que não perca a sua essência que a faz ser a melhor do mundo.
Uma coisa que gosto de fazer é sentar na frente do Sekus Bar, tomar uma cerveja bem gelada, e ficar apreciando a cidade e o vai e vem das pessoas e dos carros e lembrando de como ela foi e tentando imaginar como será. Nós passaremos e Tapera permanecerá. E como será ela daqui a 20, 30, 40 anos, quando completará o seu centenário? Já pensou Tapera com 100 anos?
Sarico tu sabe informar se verdade que a empresa em espumoso que faz tanque foi vendida para os chineses.pois tem comentários que os chineses vão investi para fazer tanques para China.
Há 45 anos atrás alguém descreveu Tapera com as seguintes palavras:
” A pequenina e poética cidade debruça-se hoje sobre a planície, dentro de suas quadras bem traçadas, com muita sombra de árvores ornamentais e encanto de muitas flores, parecendo-se a um grande jardim que tende a se expandir pelas ridentes colinas que lhe servem de moldura. Lá de cima descortina-se aos olhos um panorama de sugestiva, rara e variada beleza que vai da formosura dos bosques à paisagem indescritível das vicejantes lavouras, a se sucederem sem intermitências, e o esplendor do céu azul a cobrir os horizontes.
Parece mesmo que a mão de Deus pos toques de sua sabedoria e onipotência neste recanto que bem poderia ser o paraíso terreal de nosso primeiros pais.”
Monsenhor Vitor Batistella – Página 140 – “A História de Tapera” editado em 1972.
Bela contribuição, Enio. Obrigado e grande abraço.