Blog do Sarico

Definida eleição 2012 na 109ª Zona Eleitoral


Estive na reunião da 109ª Zona Eleitoral – Tapera, Selbach, Colorado e Lagoa dos Três Cantos – que definiu as regras para a eleição de 07 de outubro. A mesma aconteceu na sala do Tribunal do Júri, no Foro de Tapera, no último dia 18, às 17h. A reunião teve a participação do Juiz Eleitoral, Marcos Henrique Reichielt; da Promotora de Justiça, Marisaura Inês Raaber Fior; do responsável pelo Cartório Eleitoral, Sérgio Murilo do Amaral; de representantes dos partidos políticos dos quatro municípios e da imprensa.

Na reunião, o assunto principal foi a definição dos programas radiofônicos que iniciam no dia 21 de agosto e se estenderão até 04 de outubro. Os programas serão de segundas a sábados, das 07h às 07h30min e das 12h às 12h30min. Segundas, quartas e sextas-feiras serão dos candidatos a majoritária; e terça e quinta-feira e sábado, da proporcional. Nos domingos serão inseridas vinhetas eleitorais.

A novidade deste ano serão os programas eleitorais no rádio em Selbach e Lagoa dos Três Cantos.

Em Lagoa dos Três Cantos o primeiro programa será da UDT (União Democrática Tres-cantense) e o último do PP. Em Selbach, o programa de abertura será da UDC (União, Desenvolvimento e Continuidade) e o último da UPSC (Unidos Para Selbach Crescer). E em Tapera a propaganda começará pela coligação PTB/PT e terminará com a AD (Aliança Democrática).

Na reunião, o Juiz Eleitoral, a Promotora de Justiça e os partidos políticos definiram algumas coisas que conduzirão o pleito de maneira tranquila e ordeira, sem poluir a cidade com publicidade em geral e som alto:

1 – Carros de som, cavaletes e bonecos em vias públicas estão proibidos.

2 – Carros de som e carreatas não serão permitidos próximos ao Hospital, escolas e prédios públicos. Os mesmos poderão ser utilizados das 10h às 12h e das 14h às 20h, sendo um carro por coligação, devidamente identificado (placas) no Cartório Eleitoral.

3 – Em comícios e reuniões políticas em locais fechados será vedada a venda de alimentos e bebidas.

4 – Na internet está vedada toda e qualquer tipo de propaganda, direta ou indireta.

5 – Neste ano, além das contas partidárias, do comitê e do candidato, haverá uma quarta conta: a partidária eleitoral. Neste quesito foi pedido aos partidos extremo cuidado com os prazos, documentação e seu fechamento, pois poderá resultar em não diplomação dos candidatos.

6 – A colagem de material publicitário em postes, paredes e muros continua proibida. Quem quiser colocar outdoor em algum terreno deverá obedecer à legislação que determina uma certa metragem e o não pagamento de aluguel.

O Juiz Eleitoral e a Promotora de Justiça deixaram bem claro que estarão atentos a tudo que acontecer nos quatro municípios e agirão rapidamente de forma a manter a lei e a ordem. Pediram bom senso a todos os candidatos, como forma de não haver problemas sérios que poderão resultar em dor de cabeça a políticos e partidos.

A politica anda bastante calma em Tapera, não parecendo que se está em um período de eleição, mas a coisa deverá mudar depois que iniciar os programas políticos no rádio, que serão capitaneados pela Studio FM, com a Cultura entrando em cadeia.

A reunião no Foro não foi toda ela séria. Teve momentos de descontração. Um dos candidatos pediu se podia “pagar” uma janta para seus amigos, enquanto que outro se podia dar “carona” para amigos no dia da eleição. Foi uma risada só, tendo em vista os pedidos feitos e para quem foram feitos. A risada do Juiz Eleitoral foi a resposta aos dois. Só faltou alguém pedir se podia “emprestar” dinheiro para os amigos durante a campanha.



Comentários

Comente


*