Futsal do passado
No final dos anos 70 e início dos 80, Tapera já fervia no futsal, ali no Tenarião, um dos primeiros ginásios esportivos da região. Além do Estadual da 1ª Divisão, Tapera também batia um bolão nos campeonatos municipais e regionais. Tinha muito time bom aqui e também bons jogadores. Eu não perdia um jogo. Os campeonatos, que tinham jogos nas quartas e sextas-feiras, levavam muita gente ao Tenarião, que literalmente pegava fogo, porque todas as equipes tinham torcida e estas não paravam um instante nas arquibancadas. Uma dessas equipes, com vários títulos no armário, era o Bola 7 que, junto com o Fórmula 1, Bomba H, Lojas Maldaner, Toniollo (empresa que veio fazer a ERS 223), Caxcalho, Cotrisoja, Fênix, Banco do Brasil e tantos outros, fazia grandes jogos.
Naquela época, ninguém recebia para jogar. Na verdade, o pessoal pagava para jogar. No máximo, ganhavam um par de tênis, primeiro os Kichutes e depois as Rainhas (branca e preta), de couro e com solado de borracha.
A foto acima, do arquivo do Ernani Barboza, é de uma partida válida pelo Torneio Regional de Verão, realizada em 15 de fevereiro de 1978. Ela foi tirada onde hoje é a copa, na saída para o palco externo do Tenarião.
Só que, analisando a foto, o escudo nas camisas não é do Bola 7, mas da Lojas Maldaner, empresa que funcionou por muitos anos onde hoje está a Uzzinna, na Avenida XV de Novembro, em frente ao Clube Aliança, e que também levantou muita taça em Tapera.
Confere ai, Ernani, e me fala.
O Ernani já enganava nessa época? hehehehehe