Uma manifestação do passado pela agricultura
Essa foto mostra uma manifestação dos agricultores taperenses contra a política agrícola do governo federal no final dos anos 1970. Os produtores, conduzindo colheitadeiras e tratores, se reuniram em frente à Cotrisoja e após rumaram até o antigo Altar da Pátria, que ficava na praça central, em frente à Igreja Matriz, onde aconteceu um ato público em favor dos seus interesses.
Segundo o ex-prefeito e senador suplente Ireneu Orth, então diretor da Cotrisoja, aquela mobilização aconteceu de protesto contra o imposto proposto pelo governo federal sobre o preço da soja, que naquele ano subiu muito e o agricultor ganhou muito dinheiro com isso, conforme ele. Pois, o governo colocou um limite no valor e quem passava dele seria taxado com imposto. O Ireneu lembra que no protesto, o pessoal culpou o então ministro da Economia Delfim Netto, chamando-o de “Lagartão da Soja”.
Como podemos ver, a agricultura sempre esteve em conflito com o governo federal, mesmo sendo ele sabedor que ela é quem movimenta este país continental. E Tapera sempre participou de mobilizações em favor do setor, como aquela dos transgênicos realizada no Parque de Exposições lá no início dos anos 2000, que reuniu gente de todo o Estado, entre outras.
Agora, repare na foto que parecem o Tapera City Hotel, tendo a antiga agência da CEF e onde hoje está a MVM Automóveis. Também é possível ver a placa do Posto Simon e a construção da ala nova do então Hospital Nossa Senhora do Rosário, que hoje abriga a Secretaria da Saúde e toda a sua estrutura. E repare também na evolução do maquinário agrícola.
Agora está tudo ótimo, preço do diesel e gasolina barato, não tem mais protesto no trevo dos camioneiros. Vida que segue…
Exatamente amigo, vida que segue… o prefeito já está de carro novo, 0km…
E containers? Falaram que iriam substituir….estão caindo aos pedaços, não se mantem em pé…..no centro existem vários, inclusive para lixo seco e lixo úmido, distante poucos metros entre eles…..e nos bairros faltam, estão quebrados. Quando vão tomar providencias? Essa situação já cansou. E os vereadores? Não farão mais nada?
Altar da pátria? Kkk
O que seria isso?
É, tu deve ser jovem? Mas, informe-se.
Bom dia.
Acredito que como qualquer outro ser deste país, você tenha um smartfone ou computador. A internet não é só para você olhar sobre futebol e mulher pelada.
Lá tem o google, e você pode buscar informações sobre qualquer assunto em qualquer lingua para se manter informado, para adquirir conhecimento.
Tenta lá e me fale se deu certo, se obteve a informação que lhe falta desta indagação, dessa sua dúvida. Vai lá.
Que saudades do meu tempo de escola, nós contava os dias para ir no altar da pátria no mês de setembro entoar o Hino Nacional, tempo bom. Eu sinto orgulho de fazer parte dessa época hoje da uma tristeza de passar na frente da Igreja Matriz e não ver mais esse patrimônio que podia ser preservado.
Nesse altar da pátria surgiu poetas apresentando suas poesias e abriu caminhos para os estudos e hoje estão bem empregados, jovens que se apresentavam e hoje são músicos profissionais, quem foi dessa época sabe o que estou falando.
Sarico, que loucura, política pegando fogo na Tapera city! Quando se achou que estavam todos só pela posse, cruzessss.