Blog do Sarico

Tapera rodeada de mato


Quando os primeiros imigrantes chegaram em Tapera (RS), por volta de 1897, encontram aqui muito mato, principalmente pinheiros com medidas consideráveis em altura e grossura. Pois, começaram a derrubar árvores para a construção de suas moradias e mais tarde para outras construções pois mais gente vinha para cá e moradias e comércios eram necessários.

Inicialmente o trabalho de derrubada de árvores era bastante rudimentar, feito com serra manual, daquelas com duas pessoas a manuseando. Com o passar dos anos começaram a surgir as serrarias, que facilitaram bastante a vida dos primeiros habitantes. Inclusive, o meu avô paterno Vitório, teve uma na Linha Etelvina e lembro que, quando pequeno, ele contava sobre a dimensões dos pinheiros que eram derrubados para a produção de tábuas para a construção de casas e de empresas em geral e o sacrifício de cortar e transportá-los até a serraria naquele tempo. Também, da quantidade de animais que existia aqui.

Nas fotos estão duas serrarias e por elas dá para se ter uma ideia do tamanho das árvores, algo que raramente encontramos atualmente na natureza. Pelo menos por aqui.

A propósito. Numa das fotos aparece um caminhão moderno. A ideia é mostrar como era a paisagem por aqui, coberta de verde, lá no começo de tudo.



Comentários

Comente


*